Eleições 2024
Delegado Thiago Prado alerta eleitores sobre compradores de voto
Candidato a vereador reforçou a informação de que o voto é secreto
O Delegado Thiago Prado (PP) fez um alerta, em suas redes sociais, ao eleitores sobre a compra de voto. O candidato, ao cargo de vereador em Maceió, lembrou que o voto é secreto, e não existe a possibilidade de saber em que o cidadão votou.
Para Thiago Prado, os eleitores vão dar o “troco” nesses maus políticos, votando em candidatos melhores.
“A população deve votar com responsabilidade. Não venda o seu voto! Mas, mesmo que algum cabo eleitoral, tenha te abordado, oferecendo dinheiro para comprar seu voto, você não é obrigado a votar nesse candidato. Use esse dinheiro para fazer o que quiser, e dê uma resposta, no próximo domingo, na urna, votando em quem é honesto, tem serviços prestados e respeito pelo dinheiro público”, afirmou o delegado.
Thiago Prado ainda falou que “se o cidadão for coagido, por algum cabo eleitoral, dizendo que o voto não foi para o candidato que fez a compra do voto, pode me procurar, que como delegado de polícia irei ajudar e vou resolver esse problema!”.
Crime eleitoral
O artigo 229, do Código Eleitoral, estabelece pena de até quatro anos de reclusão e multa, para aqueles candidatos que cometam o crime da compra de voto.
Denúncias
A população pode realizar denúncias de crimes eleitorais, por meio do aplicativo Pardal, que serão encaminhadas à justiça eleitoral e ao Ministério Público. O Tribuna Superior Eleitoral garante o sigilo das informações pessoais do denunciante.
*Com Assessoria