Economia

Produção de petróleo e gás no Brasil cresce 14% no 2º trimestre

O resultado representa um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado e de 3,4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano

Por Agência Brasil com Redação 29/07/2026 05h05
Produção de petróleo e gás no Brasil cresce 14% no 2º trimestre

A produção total de petróleo e gás natural no Brasil atingiu o recorde de 3,34 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) no segundo trimestre de 2026, segundo informou a Petrobras.

O resultado representa um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado e de 3,4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.

De acordo com a companhia, o desempenho positivo foi impulsionado pelo aumento da eficiência operacional em plataformas como Maria Quitéria, no campo de Jubarte, Alexandre de Gusmão, e P-78, no campo de Búzios, além do início da produção do FPSO P-79, também em Búzios.

Ao todo, dez novos poços produtores começaram a operar no trimestre, sendo quatro na Bacia de Campos e seis na Bacia de Santos.


Exportações

Com o avanço na produção, as exportações brasileiras de petróleo cresceram para cerca de 1 milhão de barris por dia (bpd), enquanto as importações caíram para 89 mil bpd, o menor nível desde o início da pandemia.

No mesmo período, o fator de utilização das refinarias atingiu 101,2%.

Segundo a Petrobras, diante do cenário de guerra no Oriente Médio e da volatilidade dos preços internacionais, a maior utilização do parque de refino tem sido fundamental para ampliar a oferta de derivados no mercado nacional.