Economia

Sefaz lança canal exclusivo para facilitar suporte aos MEIs em Alagoas

A nova ferramenta, integrada à atendente virtual Nise, foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferecendo suporte especializado por meio do Simples Nacional.

Por Agência Alagoas 23/12/2025 11h11
Sefaz lança canal exclusivo para facilitar suporte aos MEIs em Alagoas
O pedido de isenção pode ser realizado por meio da atendente virtual Nise - Foto: Ascom Sefaz-AL

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) lançou, na última sexta-feira (19), um canal exclusivo de atendimento voltado aos Microempreendedores Individuais (MEIs). A nova ferramenta, integrada à atendente virtual Nise, foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferecendo suporte especializado por meio do Simples Nacional.

Embora o NAF seja fruto de uma cooperação com a Receita Federal, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) permanece unificado, facilitando o acesso dos contribuintes.

Com o novo canal, os procedimentos para resolver pendências fiscais de competência estadual serão agilizados pela Sefaz, por meio do site oficial da Nise (https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

A iniciativa permite um atendimento completo, desde a emissão de boletos até orientações sobre dúvidas frequentes, conectando diretamente o MEI aos servidores fazendários. A gerente de Atendimento ao Contribuinte, Ana Karla, comemorou a implantação e destacou os resultados positivos do atendimento virtual da Sefaz.

“A parceria entre os órgãos reforça o processo de modernização e aprimoramento do nosso atendimento, especialmente ao proporcionar os serviços sem a necessidade de deslocamentos do contribuinte. Então, além de beneficiar a sociedade com um suporte de qualidade, traz comodidade e solução rápida”, afirmou.

A novidade evidencia o compromisso da Sefaz com a educação fiscal e o apoio aos pequenos negócios. Além disso, a criação de um menu específico garante maior agilidade para a resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas dos contribuintes.