Economia

Crise do metanol afeta bares e restaurantes em Alagoas: vendas caem 4,1%

Alagoas registrou uma queda de 4,1% nas vendas de setembro em relação ao mesmo mês de 2024

Por Redação* 20/10/2025 10h10
Crise do metanol afeta bares e restaurantes em Alagoas: vendas caem 4,1%
Bebidas com metanol podem ter origem em postos - Foto: Reprodução

A crise nacional gerada pela intoxicação por metanol em bebidas clandestinas também impactou o setor de bares e restaurantes em Alagoas. De acordo com um levantamento da Abrasel-Stone, o estado registrou uma queda de 4,1% nas vendas de setembro em relação ao mesmo mês de 2024, refletindo uma tendência negativa observada em diversas partes do Brasil.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que esse recuo foi intensificado pela inflação e pela diminuição da renda disponível das famílias, que já vinham pressionando o setor nos últimos meses.

A crise do metanol, que ganhou destaque devido aos casos de morte e cegueira em diferentes regiões do Brasil, gerou mais cautela entre os consumidores, resultando na redução do consumo de bebidas alcoólicas em muitos estabelecimentos.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, ressaltou o impacto imediato da crise: "O receio provocado pelos casos de intoxicação afetou a frequência dos clientes e o ritmo de vendas, especialmente entre os pequenos empresários", afirmou. As informações são do Infomoney.

Entre os 24 estados analisados, apenas Maranhão e Mato Grosso do Sul apresentaram crescimento no faturamento do setor em setembro. Já as maiores quedas ocorreram em Roraima (11,5%), Pará (9,9%) e Rio de Janeiro (7,6%).

A Abrasel espera que os números de outubro revelem com mais clareza o impacto da crise, uma vez que os casos de contaminação se intensificaram no final de setembro. A entidade, no entanto, aposta em uma recuperação gradual à medida que a fiscalização e o controle das bebidas ilegais restauram a confiança do consumidor.

*Com informações do Jornal Extra