Economia

Grandes centros de distribuição são instalados e geram novas oportunidades em Alagoas

Incentivos fiscais atravem novos negócios e impulsionam o desenvolvimento econômico

Por Redação com assessoria 01/08/2025 17h05 - Atualizado em 01/08/2025 17h05
Grandes centros de distribuição são instalados e geram novas oportunidades em Alagoas
Empreendimentos se beneficiam da vocação logística de Alagoas - Foto: Ascom Sefaz

A política de incentivos fiscais adotada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) e da Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), segue impulsionando a economia alagoana com a atração de grandes empresas e a geração de novas oportunidades. Exemplo recente é a instalação dos centros de distribuição da Skala Cosméticos e da Farmácia Permanente.

As unidades implantadas contam com o apoio do Regime Especial de Tributação, na modalidade de central de distribuição, autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A medida proporciona redução da carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas e interestaduais, favorecendo a expansão das empresas e o fortalecimento da cadeia logística.

Com atuação reconhecida nacional e internacionalmente, a Skala Cosméticos, presente em mais de 60 países, escolheu Alagoas para ampliar suas operações, demonstrando confiança no ambiente institucional e na segurança jurídica oferecida pelo Estado. A Farmácia Permanente, por sua vez, anunciou um moderno centro de distribuição, que gera mais de 100 empregos diretos, impulsionando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Os empreendimentos se beneficiam da vocação logística de Alagoas, com localização estratégica e infraestrutura que permitem o abastecimento eficiente de todo o Norte e Nordeste do país. Além dos empregos diretos, a operação das centrais movimenta diversos setores indiretos, como transporte, armazenagem e serviços.

“Os Regimes Especiais são concedidos com critérios e têm como princípio o retorno efetivo para o Estado, seja por meio da geração de empregos, do estímulo a novos investimentos ou do fortalecimento da atividade econômica como um todo”, destaca o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

Todos os benefícios fiscais concedidos por Alagoas têm o selo da segurança jurídica do Confaz, garantindo estabilidade e confiabilidade às empresas que escolhem o Estado para crescer. A iniciativa destaca o compromisso do Governo com o desenvolvimento sustentável, a atração de novos negócios e o impulsionamento da economia alagoana.