Economia

INSS prevê pagamento a 1,1 milhão de beneficiários até 30 de julho

Instituto já ressarciu mais de 500 mil aposentados por descontos indevidos

Por Esther Barros 28/07/2025 05h05
INSS prevê pagamento a 1,1 milhão de beneficiários até 30 de julho
. - Foto: INSS/Divulgação

Na primeira semana de ressarcimento dos descontos indevidos aplicados por entidades associativas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depositou os valores devidos a 533 mil aposentados e pensionistas.

Até o próximo dia 30 de julho, a meta é alcançar 1,147 milhão de beneficiários, informou o presidente do órgão, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Segundo balanço do INSS, 1,248 milhão de pessoas já aderiram ao acordo, de um total de 2,295 milhões aptos a participar. 

A adesão segue aberta até 14 de novembro e garante o pagamento direto na conta onde o benefício é depositado, respeitando a ordem de adesão.

Waller destacou que 4,8 milhões de beneficiários ainda não reconheceram os descontos. Nesses casos, é preciso abrir contestação e aguardar 15 dias úteis para que a entidade responda, antes de habilitar a adesão.

Para ampliar a comunicação, o governo intensificará avisos no aplicativo Meu INSS, nos extratos bancários e até por mensagens de WhatsApp, sem links clicáveis, para evitar fraudes.

Além do aplicativo, os interessados podem aderir ao acordo em agências dos Correios. Já a central telefônica 135 segue disponível apenas para consultas e contestações.

Quem optar pelo acordo renuncia a ações judiciais relacionadas ao caso, mas quem já possui processos abertos pode desistir e aderir, com direito a 5% de honorários pagos pelo INSS ao advogado.

A expectativa do instituto é que todos os aposentados e pensionistas prejudicados façam a adesão o quanto antes para acelerar os reembolsos corrigidos pelo IPCA.