Economia

Secretaria de Indústria e Comércio comemora decretos do Governo Federal que fortalecem micro e pequenas empresas

Iniciativas instituem a Política Nacional de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte e a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino

Por Assessoria 16/04/2024 10h10
Secretaria de Indústria e Comércio comemora decretos do Governo Federal que fortalecem micro e pequenas empresas
Governo federal instituiu política para apoio a pequenas empresas - Foto: Ascom Sedics

Buscando fortalecer as micro e pequenas empresas, o Governo Federal publicou, no último dia 11, o Decreto nº 11.993, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que institui a Política Nacional de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, e o Decreto nº 11.994, que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino. Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União.

O Decreto nº 11.993 visa fortalecer os pequenos negócios, que representam 30% do PIB e 72% dos empregos. A iniciativa inclui fomento à inovação, acesso a mercados e financiamento sustentável, integrando as empresas nas cadeias produtivas nacionais e globais.

Já o Decreto nº 11.994 apoia os negócios liderados por mulheres, que contam com mais de 10,3 milhões formalizadas. Entre os principais pontos estão acesso ao mercado, tecnologia, crédito e educação empreendedora, além de incentivar a inovação e a sustentabilidade ambiental.

Para a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Roberta Bastos, as publicações representam avanços significativos para o segmento das MPEs do Brasil. “Os decretos institucionalizam diretrizes estratégicas da política nacional, fortalecem o Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e atualizam a estrutura de trabalho a nível nacional”, afirmou.

A secretária Alice Beltrão destaca que Alagoas segue atenta às necessidades das MPEs. “Em âmbito local, as publicações demonstram o alinhamento da Sedics com as prioridades do segmento, seja por meio de um espelhamento dessa política em nosso fórum estadual, seja pela priorização do empreendedorismo feminino pelo governo estadual”, disse.