Economia

Faculdade oferece serviços de apoio fiscal gratuitos à população de Maceió

Programação acontece às quintas-feiras, das 16h às 19h, na Faculdade Anhanguera e serão iniciadas a partir do dia 7

Por Assessoria 04/12/2023 14h02 - Atualizado em 04/12/2023 15h03
Faculdade oferece serviços de apoio fiscal gratuitos à população de Maceió
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

A Faculdade Anhanguera de Maceió iniciará a partir de quinta-feira (7), os atendimentos do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com instituições de ensino superior, cujo objetivo é prestar serviços contábeis e fiscais gratuitos à comunidade.

A programação será realizada na própria Faculdade a partir dos estudantes de Ciências Contábeis e Administração da Instituição. Os atendimentos acontecerão todas as quintas-feiras, das 16h às 19h (pausa no recesso)*.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera e um dos responsáveis pelo serviço, professor Gildenor Pereira Leite Filho, essa é uma oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como também, uma proposta de atender à comunidade e contribuir para o desenvolvimento social.

“Visamos trazer esse impacto positivo na comunidade, a fim de oferecer um serviço de qualidade com orientações profissionais aos munícipes contribuintes. Além disso, nossos alunos serão oportunizados a ampliar a experiência profissional a fim de que as chances de empregabilidade sejam ainda maiores”, destaca.

Os agendamentos estão abertos e podem ser feitos diretamente no local do serviço: Faculdade Anhanguera - Avenida Menino Marcelo, 3800, Cidade Universitária, Maceió-AL. CEP: 57073-470.

*Os atendimentos acontecem nas duas próximas quintas-feiras, dias 7 e 14, respectivamente e, devido ao período de recesso, retornam a partir de fevereiro de 2024.

Objetivos do NAF


O NAF busca ampliar a conscientização tributária e a cidadania ativa, destacando-se os seguintes objetivos:

disponibilizar, gratuitamente, orientação fiscal a pessoas físicas de baixa renda, MEI, OSC e pequenos proprietários rurais sem acesso a serviços contábeis e/ou que tenham dificuldades no uso de meios digitais;
proporcionar aos estudantes que participam do projeto, conhecimentos a respeito da função socioeconômica dos tributos; e,
qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática acerca do cumprimento das obrigações tributárias.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.