Economia

Equatorial inicia processo de redefinição de leitura de medidores; saiba as principais mudanças

A iniciativa visa oferecer para Maceió e cidades próximas mais agilidade e eficiência no trabalho realizado para à população

Por Redação* 24/10/2023 10h10
Equatorial inicia processo de redefinição de leitura de medidores; saiba as principais mudanças
Processo de leitura de medidores é mudado por Equatorial - Foto: Reprodução

A Equatorial Alagoas deu início ao processo de aprimoramento das rotas de leitura dos medidores dos clientes moradores de Maceió e cidades próximas, de Alagoas. A empresa visa oferecer um serviço mais ágil e de qualidade para os clientes.

Em Maceió a mudança começou em nesse mês de outubro e será aplicada para os clientes dos bairros: Pitanguinha, Pontal da Barra, Farol, Gruta de Lourdes, Cruz das Almas, Prado, Centro, Riacho Doce, Pinheiro, Mangabeiras, Trapiche da Barra, Bairro Duro, Jaraguá, Poço, Jacintinho, Ipioca, Bom Parto e Pescaria.

Além da capital alagoana, a mudança também será aplicada ainda este mês nos municípios: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Satuba, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Paripueira e Santa Luzia do Norte.

Para que a Equatorial possa adequar o percurso que é feito pelos leituristas e aprimorar mais o serviço de leitura e entrega de fatura mensalmente, a mudança que está de acordo com as regras estabelecidas na resolução normativa Nº 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as mudanças iniciarão nos locais já citados.

É importante que os clientes fiquem atentos, pois alguns locais podem sofrer alterações durante o mapeamento e o ajuste de rotas que acontecerá de aos poucos em todos os 102 municípios.

Entenda quais serão as principais mudanças:

Quantidade de dias faturados


Como parte da mudança, o registro do consumo dos clientes irá variar entre 15 e 47 dias. Assim, alguns consumidores receberão a conta de luz referente a uma quantidade de dias menor que o seu ciclo normal. Ou seja, podendo o valor ser inferior ao que o cliente costuma pagar, porque o cálculo somará um período mais curto, com menos dias de consumo.

Já outras unidades receberão a conta de luz referente a uma quantidade de dias maior que o seu ciclo normal. Dessa forma, o valor pode ser superior ao que o cliente costuma pagar, porque o cálculo somará um período mais longo, com mais dias de consumo.

Outro ponto de atenção, se refere à data de leitura. Alguns consumidores perceberão uma mudança na data em relação ao dia em que habitualmente era realizada. Lembrando que, nos meses seguintes, tudo estará normalizado.

Duas contas com vencimento no mesmo mês


Com a adequação das rotas de leitura, alguns clientes receberão duas contas de luz com vencimento no mesmo mês. A primeira será referente ao mês anterior, devido (ao cliente que tem faturamento no final do mês e naturalmente o vencimento no mês seguinte), já a segunda será a fatura do mês corrente. Vale destacar que o cliente não será cobrado duas vezes, apenas a data de vencimento das faturas será diferente.

Confira os exemplos abaixo:

1ª fatura

2ª fatura

Negociação - A Distribuidora reforça ainda, que a mudança não haverá prejuízo para o cliente, pois o valor da conta de luz estará exatamente de acordo com o seu consumo e a empresa está à disposição para negociações especiais, inclusive com parcelamento via cartão de crédito, sobretudo para os clientes que são baixa renda.

A gerente de relacionamento da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, reforça que o projeto tem como objetivo obter ganhos de produtividade nas operações de campo, bem como promover melhorias no prazo de atendimento aos clientes.

“Com as novas rotas de leitura dos medidores, todo o trabalho que é feito em campo ficará ainda mais ágil e eficiente. Desde o processo de leitura até a entrega da conta”, destaca.

Em caso de dúvidas ou mais informações os clientes poderão entrar em contato através do número 0800 0820196 ou nas agências de atendimento.

*Com assessoria