Economia

Tarifas de energia elétrica da Equatorial Alagoas terão reajuste de 17,5% a partir de domingo (28)

Segundo a Aneel, os valores foram impactados, especialmente, pelas despesas relacionadas aos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia

Por Redação* 23/05/2023 14h02 - Atualizado em 23/05/2023 16h04
Tarifas de energia elétrica da Equatorial Alagoas terão reajuste de 17,5% a partir de domingo (28)
Equatorial Alagoas - Foto: Assessoria

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 23, o Reajuste Tarifário Anual de 2023 de 17,59% nas tarifas da Equatorial Alagoas, que fornece energia nos 102 municípios do Estado. Os novos valores passam a valer a partir de 28 de maio.

Já para o grupo residencial, os conectados em baixa tensão a proposta prevê aumento médio de 15,05%. O reajuste para consumidores residenciais será de 14,57%.

Segundo a Aneel, os principais componentes que influenciaram o reajuste tarifário foram os custos com compra de energia, transmissão e encargos setoriais. Além disso, a agência considerou os investimentos feitos pela distribuidora para melhorar a qualidade do serviço e a manutenção da infraestrutura elétrica.

Para os consumidores, o reajuste representa um impacto direto no orçamento familiar, já que a conta de energia elétrica é uma das despesas essenciais. A alta nas tarifas preocupa especialmente as famílias de baixa renda, que precisam gerenciar seus gastos de forma mais restrita.

Confira os índices resultantes do reajuste tarifário que entram em vigor no dia 28/05:

Tabela disponível no site da Aneel - Reprodução

*Com informações do Estadão