Economia

BC informa vazamento de 159 mil dados cadastrais relacionados a chave PIX

Este é o segundo vazamento notificado pela instituição em poucos meses

Por Redação com G1 21/01/2022 03h03
BC informa vazamento de 159 mil dados cadastrais relacionados a chave PIX
Banco Central permitirá novas modalidades do Pix a partir da próxima segunda-feira - Foto: Reprodução

O Banco Central informou nesta sexta-feira (21) um vazamento de dados de "natureza cadastral" relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento.

Ainda segundo a instituição, o vazamento ocorreu devido a "falhas pontuais em sistemas" da empresa.

Esse é o segundo incidente de vazamento de informações relacionadas com o PIX revelado pelo BC. Em setembro de 2021, o Banco Central notificou o vazamento de chaves do PIX que estavam resguardados e de a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

O Banco Central notificou que o total de chaves potencialmente expostas é de 160.147, o que corresponde a 159.603 pessoas físicas. Isso é possível porque uma pessoa pode possuir inúmeras chave PIX registrada.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", acrescentou.

De acordo com a instituição, quem teve seus dados vazados receberão notificações "exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento".

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", disse.

O Banco Central se prontificou de que foram adotadas "ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente", porém, tais ações não foram detalhadas.