Economia

Maceió é a capital com segunda maior alta no valor do imóvel no Brasil em 2021, diz pesquisa

Ranking, publicado nesta segunda no site da revista Exame, a taxa média de valorização de Maceió ficou muito acima do índice médio de valorização da pesquisa no país

Por IPA 13/01/2022 12h12
Maceió é a capital com segunda maior alta no valor do imóvel no Brasil em 2021, diz pesquisa
Divulgação - Foto: Reprodução

Maceió foi a segunda capital do país com a maior alta no valor médio do imóvel no ano de 2021. Ao menos essa é a conclusão do Índice FipeZAP+, um dos mais importantes indicadores imobiliários do país, que apontou uma valorização média no valor de imóvel em Maceió de 18,50%, a segunda maior entre as 16 capitais monitoradas pela pesquisa, atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo, que teria tido variação de 19,86%. No ranking, publicado nesta segunda no site da revista Exame, a taxa média de valorização de Maceió ficou muito acima do índice médio de valorização da pesquisa no país, que foi de 5,29% (maior alta média do índice nos últimos 7 anos).

Segundo especialistas, a alta expressiva em Maceió e outras capitais foi puxada por fatores como o aumento nos custos de construção, principalmente de insumos como aço e outros materiais metálicos, materiais hidráulicos e madeira, que tiveram alta acima de 20% ano passado. Apesar da pesquisa não detalhar causas específicas do aumento em Maceió, fontes do mercado apontam que a alta também se deve ao aquecimento do mercado local gerado tanto pela procura de imóveis para locação por temporada pelo boom turístico, quanto pela injeção de recursos da indenização dos moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem, que fez com que milhares de pessoas precisassem adquirir novos imóveis. (Agenda A).