Economia
“Se soltar as rédeas o Estado quebra”, afirma George Santoro
Reajuste salarial para os servidores estaduais? Se depender do secretário da Fazenda de Alagoas só no ano que vem. Mesmo admitindo que a situação contábil e financeira do estado melhorou, George Santoro não vê espaço para qualquer movimento que aumente despesas – agora.
“A maioria dos estados não consegue pagar a folha de pessoal em dia e muitos não terão condições de pagar o 13º este ano. Alagoas está conseguindo manter suas contas em dia porque não fez besteira. Não dá para soltar a rédea agora. Se soltar, o Estado quebra, como outros quebraram”, aponta George Santoro.
O secretário da Fazenda reconhece, no entanto, que a situação fiscal de Alagoas é hoje mais confortável do que há um ano e nove meses, quando Renan Filho assumiu o governo. “Conseguimos reduzir a dívida e aumentamos o superávit, mas não dá para brincar. É preciso esperar a economia reagir para o Estado voltar pensar em ampliar gastos com pessoal e outras despesas”, aponta George Santoro.
E quando melhora? Na avaliação de Santoro, o cenário econômico já está mudando e a economia deve reagir a partir de 2017: “quando a situação do país melhorar, Alagoas estará em melhor condição do que a maioria dos estados e certamente o governador poderá não só fazer investimentos em obras e na ampliação de serviços, mas também deve melhorar a situação do servidor público”, aponta.