Economia

Consumo de energia aumenta 3% em Alagoas

De acordo com levantamento, poder público foi o que mais consumiu no período

Por Redação 04/07/2015 10h10
Consumo de energia aumenta 3% em Alagoas
Foto: divulgação

Mesmo com crise energética que vem sendo enfrentada pelo Brasil, o estado de alagoas consumiu mais energia elétrica entre os meses de junho de 2014 e maio de 2015, de acordo com um levantamento pela Empresa de Energia Elétrica (EPE). Segundo a a Eletrobras Distribuição de Alagoas, o crescimento foi de 3%.

Esse comportamento vem de contra o que foi registrado em todo o país no mesmo período. No Brasil, Houve uma redução de 2,2% na média nacional.

A assessoria da Eletrobras informou que o campeão no uso de energia elétrica no estado foi o poder público, que apontou um crescimento de 6,30% 

O levantamento mostrou também que todo o estado já havia consumido mais de 3,3 milhões/MWh até maio deste ano.

De acordo com a companhia, o aumento em praticamente todas as classes de consumo foi menor que o registrado de junho de 2013 a maio de 2014.

A distribuidora mostrou que essa diferença é resultado de uma maior ocorrência de chuvas no período que acabou gerando a adoção de medidas de uso eficiente de energia por parte da população, o que é considerado positivo para o setor elétrico.

Os dados mostram ainda que o único setor a apresentar queda foi o rural, que reduziu o consumo em 13%. Para a Eletrobras, a incidência de chuvas, que fez diminuir consideravelmente o uso de irrigação, e a crise do setor sucroenergético acabaram impactando essa diminuição no consumo.

Embora Alagoas tenha apresentado aumento nos últimos 12 meses, o consumo registrado apenas no mês de maio deste ano em residências (-0,72%), na indústria (-8,75%) e na iluminação pública (-4,56%) foi menor em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Essas três categorias de consumo seguiram uma tendência registrada em todo o país, segundo a EPE, que também aponta um crescimento de apenas 0,5% no consumo do comércio no Brasil. Na região Nordeste, o consumo total subiu 0,3%.