Cooperativismo
Cooperativas de crédito ganham força no agro em meio à alta dos juros
As cooperativas de crédito costumam oferecer taxas de juros mais competitivas em empréstimos e financiamentos, além de condições mais vantajosas para contas e investimentos
As cooperativas de crédito têm se consolidado como uma das principais alternativas para produtores rurais diante do encarecimento das linhas de financiamento e do cenário de instabilidade no mercado, agravado por tensões geopolíticas. A avaliação é de Adauto Kaneyuki, sócio da J. Ercílio Advogados.
O especialista participou de palestra no estande do Sistema OCB/GO durante a Tecnoshow Comigo 2026, nesta quarta-feira (8).
Segundo ele, associar-se a uma cooperativa local pode trazer vantagens relevantes ao produtor. “A recomendação é buscar uma cooperativa sólida, da região onde atua, porque isso garante benefícios e apoio na gestão do negócio”, afirmou.
As cooperativas de crédito costumam oferecer taxas de juros mais competitivas em empréstimos e financiamentos, além de condições mais vantajosas para contas e investimentos. Outro diferencial é a participação dos cooperados nos resultados da instituição, além do acesso a produtos e serviços alinhados às necessidades do setor.
Kaneyuki destaca ainda que o cooperativismo no agro pode reduzir riscos, especialmente em períodos de instabilidade. Entre os benefícios estão o suporte na gestão, acesso a insumos e maior segurança nas operações, inclusive em situações que envolvem fornecimento de produtos.
Recuperação judicial em alta
O especialista avalia que o momento é desafiador para o agronegócio. Após um período de ampla oferta de crédito, o setor enfrenta agora um cenário de maior restrição, influenciado também pelo aumento da inadimplência.
De acordo com ele, o número de recuperações judiciais no agro atingiu recorde em 2025, com crescimento de 56% em relação a 2024. Como consequência, houve retração no crédito disponível para produtores.
Nesse contexto, a recomendação é investir em uma gestão financeira mais rigorosa, com maior transparência e organização de dados. Para Kaneyuki, esse é um fator decisivo para acessar crédito com melhores condições e identificar novas oportunidades.
Novo perfil de financiamento
Para David Télio, diretor de Novas Estruturas Financeiras da TerraMagna, o cenário atual exige mudanças na relação entre produtores e credores.
Se antes as instituições financeiras buscavam informações detalhadas, agora cabe ao produtor demonstrar sua capacidade produtiva e operacional.
“O produtor precisa comprovar a viabilidade do seu negócio — mostrar que tem estrutura, equipe e experiência. Isso é o que dá segurança ao credor”, explicou.
Segundo Télio, mais do que oferecer garantias, é fundamental evidenciar capacidade de pagamento, especialmente na contratação de crédito para novos insumos.
Ele também ressalta que as cooperativas precisam adaptar suas políticas à realidade de cada produtor. “Não é possível tratar todos da mesma forma. A flexibilização é essencial para viabilizar o financiamento”, afirmou.
Programação do evento
Durante a Tecnoshow Comigo 2026, o Sistema OCB/GO promoveu palestras voltadas ao crédito rural e à recuperação judicial.
Adauto Kaneyuki apresentou o tema “Recuperação Judicial no Agro: Estratégias para o Credor e Preservação do Sistema Cooperativo”, enquanto David Télio abordou o “Financiamento do Agro em 2026”.
*Com informações do MundoCoop

