Cooperativismo

Cooperativa transforma a rizicultura familiar no Baixo São Francisco

Com mais de 20 anos de atuação, a Coobapi construiu uma trajetória marcada por organização e compromisso

Por BCCOM Comunicação 13/02/2026 14h02
Cooperativa transforma a rizicultura familiar no Baixo São Francisco
Coobapi tem mais de duas décadas de atuação na rizicultura familiar em Alagoas - Foto: Assessoria

A Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi), fundada em 2005, é uma das principais referências da rizicultura familiar no Baixo São Francisco, em Igreja Nova. Com mais de duas décadas de atuação, a cooperativa construiu uma trajetória marcada por organização, compromisso e fortalecimento da agricultura familiar na região.

De acordo com o presidente Roberto Moura, a cooperativa vem ampliando resultados concretos para os produtores. O arroz produzido por agricultores familiares organizados na Coobapi passou a ser beneficiado, embalado e inserido no mercado, chegando à merenda escolar, além de atender fábricas, empresas e comerciantes que buscam diretamente o produto junto à cooperativa.

“O resultado e o avanço são resultados da união dos cooperados e do fortalecimento do modelo cooperativista. A organização coletiva permitiu agregar valor à produção, melhorar a comercialização e garantir uma renda mais justa para os agricultores”, disse.

A Coobapi também atua de forma regular para executar políticas públicas essenciais, participando de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de fornecer para ações realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A atuação organizada garante que a cooperativa esteja apta a atender todas as exigências legais e participar efetivamente da execução das políticas públicas.Com história, missão e compromisso firmados na rizicultura do Baixo São Francisco, a Coobapi demonstra que o cooperativismo é instrumento estratégico para transformar a realidade no campo, fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento regional”, afirmou Moura.