Cooperativismo
Unicafes-AL apresenta balanço anual e celebra avanços do cooperativismo da agricultura familiar
Evento foi realizado na Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas
A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) promoveu, nesta quarta-feira (17), um encontro de confraternização para a apresentação do balanço anual de atividades de 2025, reunindo cooperativas vinculadas ao sistema e parceiros.
O evento, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), marcou um momento de celebração dos resultados alcançados e de reafirmação do cooperativismo da agricultura familiar como vetor estratégico do desenvolvimento econômico e social no estado.
Com quase 40 cooperativas em seu quadro social, a Unicafes Alagoas apresentou os impactos positivos de suas ações direcionadas ao fortalecimento do cooperativismo, com reflexos diretos no campo produtivo, na organização institucional das cooperativas, na ampliação do acesso a políticas públicas, no relacionamento com o mercado privado e na consolidação de um ambiente fiscal voltadas à valorização da produção da agricultura familiar.
Para o presidente da Unicafes-AL e da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba), Antonino Cardozo, 2025 representa um período de reconstrução e reposicionamento do cooperativismo em Alagoas.
“Foi um ano de reorganização do terceiro setor e de fortalecimento institucional. Avançamos em programas estratégicos como Inova Coop, Conecoop, Coop do Futuro, Quintais Produtivos, além da consolidação da Feira Estadual da Agricultura Familiar, das feiras regionais, dos circuitos de comercialização e das plenárias territoriais. Ampliamos nossa presença em ambientes de decisão, na política e melhoramos o ambiente fiscal. Inauguramos mais uma loja do Alagoas Mais Cooperativa em Arapiraca e fortalecemos o acesso ao Fomento Produtivo Solidário. Para 2026, em parceria com a Seagri, teremos novas iniciativas, como a implantação de um centro de distribuição de produtos da agricultura familiar, a inclusão do cooperativismo entre os beneficiários do programa Nota Fiscal Cidadã, a retomada da rota da merenda legal e a expansão das lojas Alagoas Mais Cooperativa pelo estado”, afirmou.
Entre os resultados de 2025 está a ampliação da participação das cooperativas alagoanas no Selo Biocombustível Social, que passou de seis para nove cooperativas integradas ao programa, beneficiando diretamente entre quatro e cinco mil famílias agricultoras. Segundo Antonino Cardozo, o avanço consolida Alagoas como referência nacional na organização do setor.
“Esse crescimento fortalece a relação das cooperativas com a indústria privada, garante assistência técnica vinculada e promove contratos mais estruturados e de longo prazo, ampliando a segurança econômica no campo”, afirmou.
O encontro também reconheceu e premiou, com certificados, cooperativas e parceiros que se destacaram pela participação assídua em todas as etapas do Circuito Estadual de Feiras da Agricultura Familiar ao longo do ano. Entre os destaques, a presidente da Cooperativa Coopal, Crisiane Araújo, ressaltou os resultados positivos da iniciativa para a comercialização dos produtos.
“Foi um sucesso. Além do panetone de carne seca, levamos pães, geleias, bolachas e doces que hoje já são vendidos para diferentes regiões do estado e são muito procurados. A feira ajudou bastante e foi uma ação muito positiva em 2025 junto com a Unicafes”, afirmou.
Na ocasião, também foram homenageados os secretários executivos do Cooperativismo e da Agricultura Familiar, Benedito Cardozo e Ronaldo Targino, pelo apoio institucional e pela contribuição ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.
Programa CoopLegal
O encontro também marcou o lançamento do Programa Coop Legal, iniciativa da Unicafes Alagoas que institui uma campanha permanente de apoio, orientação e formação técnica voltada à regularização organizacional, fiscal e documental das cooperativas.
Antonino Cardozo destacou que o Coop Legal reforça a necessidade de fortalecer a cultura organizativa no sistema cooperativista. “O Coop Legal nasce para despertar uma consciência organizativa nas nossas lideranças. Precisamos de cooperativas regularizadas, com documentação em dia, balanços fechados e inseridas no ambiente fiscal. Organização, legalidade e planejamento são fundamentais para ampliar oportunidades, acessar recursos e garantir a sustentabilidade do cooperativismo da agricultura familiar”, concluiu.
O vice-presidente da Unicafes Alagoas, Roberto Moura, destacou a consolidação do cooperativismo da agricultura familiar como parte da solução para a economia e para a população alagoana. “O cooperativismo se consolidou como um modelo que gera oportunidades, distribui renda e fortalece quem produz. É um sistema coletivo que ensina a compartilhar conhecimento, benefícios e crescimento. Para 2026, traçamos um calendário de oportunidades com muito trabalho, capacitações, feiras e formações, ampliando o acesso às políticas públicas e fortalecendo ainda mais o setor”, ressaltou.


