Cooperativismo

II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo mostra força da Unicafes-AL no setor

Entidade fomentou o cooperativismo alagoano no contato com fornecedores, criação de novos rótulos e abertura de novos mercados

Por BCCOM Comunicação 18/11/2025 15h03
II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo mostra força da Unicafes-AL no setor
Corpo diretor da Unicafes Alagoas - Foto: Assessoria

Chegou ao fim, no último domingo (16), a II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo. O evento, que faz parte do Circuito de Feiras do Consórcio Nordeste, mostrou a força das cooperativas alagoanas e da parceria entre o Governo de Alagoas e a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), destacando o papel da entidade no cooperativismo alagoano.

Com a presença de cerca de 30 cooperativas em 60 estandes de comercialização dispostos no Corredor Vera Arruda, em Maceió, a II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo reuniu histórias, cultura e geração de renda, apresentando o que há de mais inovador na agricultura familiar alagoana. 

O evento é resultado de uma série de ações fomentadas pela Unicafes-AL, como o Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária e a Missão-Europa, que abriram novos mercados e oportunidades para as famílias do campo.

"Temos sido constante em uma única pauta: criar oportunidade aos nossos cooperativistas e agricultores e, acima de tudo, criar um ambiente institucional sem vaidade, sem interesses imediatos, colocando como único objetivo fazer com que essa constância dê a Alagoas uma boa referência para a agricultura familiar e para o que o agricultor entenda que, quando ele está lá na banquinha dele e ele olha aqui para cima, ele tem gente com compromisso em fazer com que a nossa constância seja a manutenção dos mercados, seja a manutenção das vitrines e seja, acima de tudo, a manutenção das nossas articulações", declarou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

"Essa coisa toda mostra o quanto o alagoano, o cooperativismo e o associativismo são tão importantes e as pessoas têm tanta vontade de fazer. Nosso pessoal da Unicafes conversou com todos os distribuidores buscando aqui dar apoio e dar suporte. Nós estamos trabalhando outros canais de venda com a Unicafes Alagoas e estamos trabalhando com a Unicafes Nacional. Alguns produtos aqui a gente vai conseguir botar a nível nacional, e aí a gente vai conversar com todo mundo: como é que a Unicafes ajuda com embalagem, com rótulo, com logística, como é que ajuda a trazer esse produto para a nossa loja, regularizando e organizando todo mundo", destacou o diretor-tesoureiro da Unicafes-AL, Edivaldo Júnior, durante fala de encerramento do evento.