Cooperativismo

Feira da Agricultura Familiar transforma Corredor Vera Arruda em vitrine do cooperativismo

O evento tem como principal objetivo promover a comercialização direta de produtos, a troca de experiências e o fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar e do cooperativismo.

Por Agência Alagoas 14/11/2025 14h02 - Atualizado em 14/11/2025 15h03
Feira da Agricultura Familiar transforma Corredor Vera Arruda em vitrine do cooperativismo
Evento reúne produtores rurais, cooperativistas e autoridades de diversas regiões do estado. - Foto: Ascom Sedics

Maceió está recebendo a 2ª edição da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo, iniciada nesta quinta-feira (13). O evento segue com programação até o próximo domingo (16), no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, e reúne produtores rurais, cooperativistas e autoridades de diversas regiões do estado.

 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), juntamente com a Unicafes Alagoas (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária).

 

A feira integra ainda o Circuito Nordestino de Feiras, que percorre os estados da região e será finalizado no Maranhão, com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes).

 Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, lembrou que, em 2024, a feira estadual ficou em 4º lugar em faturamento na região Nordeste. Este ano, a programação foi ampliada, indo além da comercialização de produtos e contando, também, com espaço dedicado ao público infantil e encontros de conexões comerciais com os setores hoteleiro, bares e restaurantes.

 

“Essa feira está representando mais do que uma grande festa de encerramento do circuito regional. Estamos realizando aqui uma verdadeira viagem gastronômica, apresentando os produtos e sabores da agricultura familiar. E mais que isso: estamos tirando o atravessador e colocando os produtores e as cooperativas lado a lado com a iniciativa privada, fechando negócios para que o homem e a mulher do campo se tornem empreendedores. Tudo isso para que eles não só vendam para a merenda escolar, mas também possam comercializar para o setor privado e que os produtos cheguem em todos os cantos de Alagoas, do Nordeste e até fora do País”, destacou o secretário.

 O secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Júnior Benitez, impulsiona a atuação do Governo do Estado com a economia solidária e o fortalecimento das cadeias produtivas locais, ressaltando o papel estratégico da feira.

 

“O sucesso desta abertura, resultado da parceria com a Seagri e a Unicafes, demonstra a força do nosso cooperativismo e da agricultura familiar. Este evento é um espaço vital para que o produtor não apenas venda seus produtos, mas também estabeleça conexões de mercado. A Sedics está comprometida em criar ambientes que gerem renda e desenvolvimento sustentável”, declarou.

 

O evento tem como principal objetivo promover a comercialização direta de produtos, a troca de experiências e o fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar e do cooperativismo. A feira também dá sequência ao Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que percorreu nove municípios: Arapiraca, Porto Calvo, Penedo, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Coruripe, apresentando a diversidade e o potencial produtivo das famílias agricultoras do estado.

 

Programação

 

Mais de 60 empreendimentos de 25 municípios participam da feira, reunindo cooperativas, associações e agricultores familiares. Durante os dias de evento, o público encontra uma ampla variedade de produtos, como artesanato em madeira e crochê, hortifrúti, laticínios, cachaças artesanais e outros itens que refletem a identidade e o talento da cultura alagoana.

 

A programação tem início às 15h, com exceção de domingo (16), quando abre às 9h, e está inclusa uma agenda de capacitações, com rodas de conversa e workshops, além de apresentações culturais que valorizam a tradição nordestina, com destaque para Fabrício do Acordeon, nesta sexta-feira (14), às 20h, e domingo, às 11h, e Tuta do Acordeon, no sábado (15), às 19h.

 

Encerrando o calendário anual de encontros para cooperativas e associações, a feira reúne expositores e agricultores de diversas regiões do estado. Aberta ao público, ela representa uma excelente oportunidade para consumir produtos de qualidade diretamente de quem produz e fortalecer a economia de Alagoas.