Cooperativismo

Cooperativas destacam importância do Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária

Produtores perceberam aumento no número de vendas e aumento de mercado

Por BCCOM Comunicação 06/11/2025 10h10
Cooperativas destacam importância do Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária
Cooperativas destacam importância do Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária - Foto: Assessoria

O Circuito Regional de Agricultura Familiar e Economia Solidária chegou ao fim na última sexta-feira (31). A iniciativa percorreu as nove regiões administrativas de Alagoas, reunindo cooperativas e pequenos produtores nas cidades polos por onde passou. Conectando quem vive no campo diretamente ao comprador, o Circuito abriu novas oportunidades de mercado, aumentando vendas e transformando vidas através da geração de renda digna.

A iniciativa da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) em parceria com a Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri-AL) e da Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics-AL) foi considerada a vitrine da agricultura familiar, divulgando histórias através de produtos de qualidade, vendidos a preço justo, atraindo um novo olhar sobre o pequeno produtor do estado.

É o que destaca Karen Soares, participante das nove etapas do Circuito. A produtora é associada da Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (Coopal) e levou para as feiras os chips de banana, petiscos crocantes de variados sabores feitos a partir da fruta. Segundo ela, graças ao Circuito, a associação atualmente não vende para menos de 200 clientes.

“Ganhamos muitos clientes em Porto Calvo que vem buscar em Maceió pra vender no seu comércio. Isso é muito gratificante: provar o nosso produto e saber que ele é bem feito, que é de qualidade. É um produto saudável, sem agrotóxico, conservante e direto do agricultor”, declarou.

Willames Pereira, da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombolas do Baixo São Francisco (COOFAQ), tem um relato parecido. Ele participou de sete etapas, levando o carro-chefe de produção da cooperativa por onde passou: o chips de macaxeira, que surgiu da necessidade de escoar a produção e ganhou força durante o Circuito Regional de Feiras.

“Uma das últimas feiras que a gente foi, que foi a de Delmiro Gouveia, o pessoal de lá gostou tanto que começou a entrar em contato pedindo pra gente mandar, porque lá teve uma aceitação muito boa e eles começaram a comprar pra gente mandar pra lá. Estamos mandando pra lá, tem alguns clientes que fazem alguns pedidos e a gente manda pra lá também”, relatou.

"Estamos selando um projeto. Esse Circuito de Feiras, junto com o Unicafes, junto com a Secretaria de Agricultura, com a Sedics, com a chave de ouro. Porque Alagoas tem referências, hoje, para o Brasil, do que é cooperativismo", declarou o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura, durante a última etapa do Circuito, em Coruripe.

Histórias como a da Karen e do Willames demonstram a importância de iniciativas como o Circuito Regional de Feiras. Os resultados poderão ser vistos na II Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo, que será realizada dos dias 13 a 15 de novembro, em Maceió, no Corredor Vera Arruda, ao lado do Unicompra.