Cooperativismo
Expo Bacia Leiteira 2025: Coofasa, primeira cooperativa alagoana do milho, será lançada na abertura do evento
Cooperativa é apresentada como exemplo de sucesso e determinação após recuperação de safra em seu primeiro ano

Mais uma atração da Expo Bacia Leiteira 2025, que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro em Batalha, Alagoas, no Parque Mair Amaral, está confirmada.
A Cooperativa de Agricultura Familiar do Semiárido Brasileiro (Coofasa) garantiu presença na abertura do evento, sendo apresentada como exemplo de inovação e determinação, por ser a primeira a investir no plantio de milho e recuperar a safra de uma perda massiva no último ano.
O lançamento da cooperativa está marcado para 18h do dia 10/09.A Coofasa possui uma média de produção de 100 sacos de milho por hectare. Atualmente, conta com 16 produtores e uma área de 450 hectares, que abrange os municípios de Olivença, Poço das Trincheiras, Caiçara e Santana do Ipanema.
Contando com um maquinário moderno para auxiliar na produção, consegue conciliar milho e tecnologia, trazendo inovação ao setor cooperativista. Graças à determinação dos cooperados e técnicos, conseguiu se recuperar após perder 95% da safra em 2024, devido a um período de seca intensa.
A palestra com o presidente da cooperativa foi confirmada, oferecendo um espaço de troca de experiências que debate os desafios e apresenta soluções para o cooperativismo alagoano, fortalecendo o setor. É também um espaço de escuta, formação de novas conexões, de inovação e reconhecimento.
“Será um prazer estamos juntos lá. E vamos com força e fé. Estamos aqui de portas e braços abertos para trazer o cooperado para cá”, declarou Elânio Santana, presidente da Coofasa.A Expo Bacia Leiteira 2025 acontece em Batalha, no Parque Mair Amaral, de 10 a 14 de setembro. A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público.
