Cooperativismo
Cooperativas alagoanas participam do International Coop Semiárido 2025
Evento reuniu lideranças, especialistas e cooperativas para debater soluções sustentáveis para os desafios do semiárido

De 31 de julho a 2 de agosto, sete cooperativas alagoanas representaram o estado no International Coop Semiárido (ICS) 2025, realizado nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O evento é considerado um dos principais espaços de diálogo e construção coletiva voltados ao desenvolvimento sustentável da região semiárida brasileira.
Promovido com a presença de autoridades públicas, especialistas, pesquisadores e lideranças do cooperativismo nacional, o ICS abordou temas fundamentais como tecnologia e inovação, mudanças climáticas, educação e capacitação e desenvolvimento econômico e social.
As cooperativas Coopeapis, Cafisa, Máxima, Cooperagre, Coopcaf, Coopafas e Carsil participaram das atividades como workshops, painéis, palestras e plenárias onde puderam, em conjunto, elaborar propostas concretas para o futuro da região.
“Foi uma oportunidade valiosa se reconectar com a essência do cooperativismo. Vimos de perto como a resiliência do semiárido atua como um verdadeiro propulsor para o desenvolvimento de soluções inovadoras e colaborativas. Estamos totalmente alinhados com este propósito de transformação e prontos para aplicar os aprendizados em prol do agronegócio sustentável”, disse o presidente da cooperativa Máxima, Joelmir Farias.
“Um evento extremamente importante para a nossa região. Pudemos debater sobre inovação, novas estratégias e crescimento sustentável para as cooperativas. Tudo isso para impulsionar o desenvolvimento do cooperativismo”, destacou o presidente da Coopeapis, Dyego Correia.
“O evento foi um sucesso e muito importante para as cooperativas da região. Foi um momento de aprendizado e para fazer contatos. Além disso, pudemos ver o nosso projeto referente a moedas sociais ser citado durante as atividades. Somos muito gratos por essa oportunidade”, afirmou o vice-presidente da Cooperagre, Roberto Moura.
Durante o evento, foi elaborado o Manifesto ICS, documento que reunirá as principais propostas e compromissos construídos nos grupos de trabalho. O texto servirá como base para projetos, políticas públicas e estratégias cooperativistas voltadas à região, além de ser apresentado ao Sistema OCB Nacional como contribuição à COP30, que ocorrerá neste segundo semestre, em Belém (PA).
Representando o presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, o presidente da OCB/PB, André Pacelli, ressaltou o papel do cooperativismo no fortalecimento da região. “Cada cooperativa que cresce no semiárido é prova de que a cooperação é o caminho. Aqui, a união das pessoas em torno de um objetivo comum gera renda, fortalece comunidades e promove inclusão social com sustentabilidade”, explanou.
“O semiárido exige soluções coletivas e o cooperativismo tem muito a contribuir. A presença do SESCOOP Alagoas no ICS com cooperativas que já atuam de forma significativa nas suas comunidades é reafirmar o nosso compromisso com um desenvolvimento sustentável e transformador”, destacou o superintendente da entidade, Adalberon Sá Júnior.
