Cooperativismo
Unicafes-AL consegue concessão de terras para instalação de micro destilaria de álcool de mandioca no Agreste
Investimentos vieram a partir de edital concedido pelo Banco do Nordeste

Mais um passo importante foi dado pelo cooperativismo alagoano nesta quarta-feira, dia 16, para fortalecer o setor e a economia solidária do estado. A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), juntamente com a Secretaria do Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial) conseguiu, em articulação com o Banco do Nordeste, a concessão de terras para a instalação de uma micro destilaria de álcool de mandioca no Agreste do estado. O investimento veio através do edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo banco.
O projeto da micro destilaria é de autoria da Unicafes-AL e é algo já existente no polo agroalimentar da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. Apesar de já estar instalado há mais de oito anos, não conseguiu entrar em funcionamento por estar em um local inadequado. A parceria firmada entre Unicafes-AL, SECTI, MAPA, CONAB e Capial conseguiu junto à prefeitura de Arapiraca não apenas uma área em melhor localização, como também estratégica – a estrutura se manterá ao lado do polo. O equipamento de instalação ficará a cargo da Secretaria, que reforça o compromisso do estado com a evolução do projeto. Já o Fundeci concedeu R$ 1.170.000,00 em recursos para a reinst alação da mini destilaria.
Outro ponto importante de destaque é o impacto econômico da instalação do projeto, visto que a área plantada de mandioca mais do que dobrou em Alagoas nos últimos sete anos. A expectativa é de que a micro destilaria produza 2.400 L de álcool por dia e processe 400 toneladas de mandioca e outras raízes tuberosas por mês. Inicialmente, o álcool produzido será direcionado ao uso doméstico.
É através de parcerias importantes, diálogo e compromisso que a Unicafes-AL fortalece o cooperativismo e a economia do estado de Alagoas, promovendo um estado igualitário, coletivo e solidário para todos.
