Cooperativismo

Unicafes-AL e Ifal abrem inscrições para curso FIC em economia solidária e agente de desenvolvimento cooperativista

Por Bccom Comunicação 06/05/2024 18h06
Unicafes-AL e Ifal abrem inscrições para curso FIC em economia solidária e agente de desenvolvimento cooperativista
Unicafes e Ifal - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), por meio de uma nova parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), está com inscrições abertas para um novo ciclo do Curso Inicial e Continuada (FIC). 

Trata-se dos cursos de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário. As inscrições serão realizadas por meio de processo de seleção simplificada, no período de 3 a 15 me maio, por meio da entidade vinculada ao candidato interessado.

Serão abertas quatro turmas, cada uma com 40 vagas, sendo modalidade presencial. O curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários nos campi será realizado em Maceió, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema. Já o Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidária será desenvolvido no campus Arapiraca.

Conforme o edital, podem se inscrever no Curso FIC os trabalhadores vinculados a empreendimentos econômicos solidários formalizados ou não (grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; Jovens; População negra; Mulheres; Povos e comunidades tradicionais e originárias; Pessoas com Deficiência– PCD; População idosa; População LGBTQIAPN+).

O Curso também vai atender ao público cadastrado nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Público em geral; bem como membros de incubadoras, secretarias ou outros coletivos que possuam os trabalhadores da economia solidária como clientela.

A pré-inscrição deve ser realizada pelas instituição/empreendimento, que indicará uma ordem de prioridade entre seus membros interessados em participar no curso. A ficha deve ser enviada para o endereço eletrônico [email protected] com o título PRÉ-INSCRIÇÃO PROGRAMA MANUEL QUERINO.

Cada instituição/empreendimentos da economia solidária pode apresentar até 10 inscritos por campus/curso, por ordem de prioridade de inscrição, preenchendo uma ficha de pré-inscrição para cada campus/curso. As aulas estão previstas para começarem no dia 3 de junho deste ano.

Link para acesso ao edital: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/extensao/editais/Edital_PROEX_N_06__Programa_Manuel_Querino_do_Ministrio_do_Trabalho_e_Emprego1.pdf