Cooperativismo

Coopera Mais Brasil fortalecerá o cooperativismo na Agricultura Familiar

Novo programa é formado por ações integradas com o objetivo de capacitar agricultores familiares e fortalecer o acesso ao financiamento para este segmento, por parte das cooperativas

Por MundoCoop 29/04/2024 09h09
Coopera Mais Brasil fortalecerá o cooperativismo na Agricultura Familiar
Coopera Mais Brasil fortalecerá o cooperativismo na Agricultura Familiar - Foto: Reprodução

Aconteceu na última segunda-feira (22), o lançamento do programa Coopera Mais Brasil, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura (MDA). O objetivo da iniciativa é desenvolver ações integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos agricultores familiares. Além disso, visa articular estratégias governamentais para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares.

O coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz, ressaltou que a participação do Sistema OCB no Coopera Mais Brasil é uma oportunidade de apoiar o acesso ao financiamento para cooperativas agrícolas familiares. “Em consonância com os princípios do cooperativismo, o projeto do MDA busca estratégias governamentais que incentivam o desenvolvimento do setor cooperativista, com incentivo à produção de qualidade e agregação de valor as atividades desenvolvidas pelos produtores e suas famílias”, disse.

Coordenado pelo MDA, o programa consiste na construção de várias ações integradas para formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços diversos para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares. A medida busca, primordialmente, a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.

O ministro Paulo Teixeira declarou que as cooperativas representam a maior produção de alimentos no país. Ele enfatizou o desejo de fortalecer e fomentar o movimento, com foco no cooperativismo como uma força motora do país e um modelo significativo para uma sociedade com economia solidária. “É hora de dar destaque para essa grande parcela produtiva que impulsiona o desenvolvimento econômico e social. Este é o melhor momento para incentivar as cooperativas desse setor e garantir uma situação econômica mais justa e solidária para todas”, declarou.

De acordo com a pasta, uma das metas do programa é a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o País, bem como questões como: aumento da produção de alimentos, melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

Fernanda Machiaveli, secretária Executiva do MDA, salientou a consolidação positiva das coops nas regiões Norte e Nordeste, a partir da captação de mais recursos disponíveis por meio do programa. “Queremos ver o desenvolvimento ainda maior das cooperativas nessas regiões. O MDA está comprometido em dar força para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dessa importante parcela da população brasileira”, afirmou.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luiz Alberto Pereira, representou o Sistema OCB na mesa de abertura do evento e afirmou a relevância dos futuros resultados que irão surgir com o programa Coopera Mais Brasil. “As cooperativas que trabalham com agricultura familiar vivem de intercooperação. Uma ajuda a outra e, juntas, impulsionam boa parte da produção brasileira de alimentos. Hoje, temos nas mãos a ferramenta que precisamos para traçarmos estratégias conjuntas e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor”.

Jefferson Coriteac, presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), destacou o cooperativismo como uma ferramenta indispensável para a produção, participação e gestão do desenvolvimento socioeconômico, essencial para promover conhecimento e comercialização agrícola. “Aqui marcamos uma nova etapa de conquistas que vão levar o cooperativismo para frente em todo o Brasil”, declarou.

São parceiros do MDA no programa, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).