Cooperativismo

Conect Coop é lançado pela Unicafes-AL

O programa visa estimular o processo de intercooperação entre as cooperativas da agricultura familiar pertencentes à base da Federação alagoana

Por Bccom Comunicação 15/04/2024 18h06
Conect Coop é lançado pela Unicafes-AL
Evento contou com a participação de cooperativas de todo o estado - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) lançou neste domingo,14, o projeto Conect Coop, em evento realizado em Palmeira dos Índios. O programa visa estimular o processo de intercooperação entre as cooperativas da agricultura familiar pertencentes à base da Federação alagoana.

O lançamento contou com a presença do presidente da Unicafes-AL, Antonino Carodozo, do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, e dos secretários de Estado Katia Born e Adalberon Sá, além de dirigentes, representantes de entidades da agricultura familiar e de agricultores da região.

O pontapé para a concretização do projeto foi dado com a celebração do termo de intercooperação entre a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba).

O termo prevê a transferência de tecnologias educacionais, de economia solidária e da subvenção do diesel. Na outra ponta, mais conhecimento em assistência técnica para a auxiliar a assistência técnica para os agricultores de Piaçabuçu, na COOPAIBA.

Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL, reforçou os objetivos do programa para ampliar o potencial das cooperativas da agricultura familiar.

“A intercooperação com o Conect Coop se torna a extensão de um grande trabalho, equalizando o nosso quadro de oportunidade, podendo servir mais e melhor para a produção do campo do nosso agricultor. Por meio da intercooperação, estamos propondo o compartilhamento de atividades, que vai encurtar o caminhão e maior ganho para as cooperativas de forma mais rápida”, explicou.

O sistema Conect Coop ficará disponível para acesso por meio das atividades da Unicafes em Alagoas. “Somos 46 cooperativas, com participação em todas as regiões de Alagoas, atuando em diferentes cadeias produtivas. Enriquecendo processos e planos. Então o programa, justamente, irá interligar e conectar todas as nossas atividades”, disse Antonino Cardozo.