Cooperativismo

Unicafes-AL assina termo de cooperação com o Governo do Estado na próxima segunda (8)

Solenidade também será marcada pela formatura da primeira turma de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, às 11h, no Auditório Aqualtune

Por BCCOM Comunicação 05/04/2024 15h03
Unicafes-AL assina termo de cooperação com o Governo do Estado na próxima segunda (8)
Evento contou com a participação de cooperativas de todo o estado - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) celebra na próxima segunda-feira,8, novo termo de cooperação com o Governo do Estado visando implementar mais qualificação técnica na produção da agricultura familiar, desta vez em parceria com a FUNAI e a Associação dos Municípios Alag oanos (AMA0). A assinatura acontece às 11h, durante solenidade no Palácio República do Palmares, onde o governador Paulo Dantas também vai lançar um novo fomento para inclusão produtiva rural.

Contando com a participação de cooperativas de todo o estado, o evento também vai celebrar a formatura de 59 Agentes de Desenvolvimento Cooperativistas recém-formados na primeira turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). A formação aconteceu em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), onde cada agente foi habilitado para a expertise de promover a gestão, governança e o desenvolvimento das cooperativas.

O curso buscou atender à demanda identificada pelo governo do estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Educação, que lançou o edital de chamada pública n° 008/2018 para profissionais de Agente de Desenvolvimento Cooperativista. O secretário de juventude e formação da Unicafes-AL, Fernando Babrosa, explica que a formatura é considerada um marco para o cooperativismo alagoano, por representar um novo momento para o setor, com o cooperativismo da agricultura familiar fortalecido.

“A Unicafes-AL junto aos seus parceiros já está com sua primeira turma de agentes disponíveis para as cooperativas, visando o desenvolvimento de projetos, a execução de processos, bem como na prestação de assistência e serviços aos cooperados. O curso que teve a duração de nove meses, e contou com 14 disciplinas”, explicou.

Crescendo e conquistando cada vez mais espaço na vida dos agricultores familiares, o cooperativismo da agricultura familiar tem buscado garantir os direitos dos pequenos agricultores e elevar o nível de capacitação no segmento. De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, mais de 200 mil agricultores e 46 cooperativas que estão presente em todas as regiões de Alagoas.

“As formações são consideradas prioritárias pela Unicafes, tendo em vista a diferença que estamos observando, a exemplo da aprovação de 70% desta primeira turma. Logo agradecemos a parceria do IFAL, o governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas que são nossos parceiros, que reconhecem e apostam no potencial da agricultura familiar e do cooperativismo como força para o crescimento da nossa economia”, informou Cardozo.