Cooperativismo

Unicafes-AL destaca distribuição de sementes com o Planta Alagoas para estruturação do setor

O Programa foi lançado com a proposta de distribuir quase mil toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo em 2024

Por Bccom Comunicação 19/03/2024 18h06
Unicafes-AL destaca distribuição de sementes com o Planta Alagoas para estruturação do setor
Unicafes-AL destaca distribuição de sementes com o Planta Alagoas - Foto: Reprodução

Ao lado de dezenas de cooperativas e agricultores familiares de todo estado, o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, marcou presença na solenidade de lançamento do programa de distribuição de sementes – o Planta Alagoas, em Arapiraca, nesta segunda-feira,18. 

Cardozo destacou em discurso a importância do da distribuição de sementes para a manutenção da atividade na agricultura familiar. 

O Programa foi lançado com a proposta de distribuir quase mil toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo em 2024. O ato contou com a presença do governador Paulo Dantas. A Unicafes-AL participa da gestão do programa como uma da entidade colaboradora para a execução do programa entre as cooperativas da agricultura familiar. 

“A distribuição das sementes vem salvando as safras da agricultura familiar e sendo aliado contra a extinção da atividade, e também para o combate à fome. Instrumento essencial para a manutenção da atividade no cooperativismo da agricultura familiar”, disse. 

Com grãos de seleção genética, a distribuição de sementes tem coletado cases de sucesso no estado. São dezenas de famílias empenhadas na produção de grãos para a comercialização, principalmente na região do sertão.

Também no Sertão, a produção de grãos como o milho da agricultura familiar tem sido alternativa e para o consórcio com a produção do leite. Segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o Programa deverá ajudar na estruturação da cadeia de grãos. 

“O governo Paulo Dantas toma uma decisão certeira com a junção de entidades como Emater, Unicafes, Seagri e Fetag, junto a todas as cooperativas para operar na realidade do pequeno produtor. Essa atenção se torna essencial, e o cooperativismo da agricultura familiar começa a ser visto como parte da solução e a ser considerado no planejamento e no orçamento do estado. Vamos pensar o Planta Alagoas como oportunidade para estruturar a cadeia de grãos e assegurar a produção de alimento no combate à fome dentro do nosso estado”, reforçou.