Cooperativismo

Dezessete hospitais cooperativos estão entre os melhores do Brasil

Maior número de estabelecimentos longes das grandes cidades mostra que sistema de cooperativas tem cumprido missão de interiorizar a medicina de qualidade pelo país

Por Unimed 09/03/2024 10h10
Dezessete hospitais cooperativos estão entre os melhores do Brasil
Hospital cooperativista - Foto: Reprodução

O The World’s Best Hospitals 2024 divulgou o ranking dos melhores hospitais do mundo e as listas dos destaques em 30 países. Entre os 115 melhores hospitais do Brasil, 17 são da rede própria de assistência do Sistema Unimed. Em comparação com a edição de 2023, o Sistema Unimed aumentou em 70% a sua participação no ranking brasileiro do levantamento, que é produzido anualmente pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa de dados Statista Inc.

A pontuação de cada hospital é baseada em uma pesquisa on-line com mais de 85 mil especialistas médicos e em dados públicos de pesquisas de satisfação com pacientes pós-hospitalização. A pontuação também considera métricas relacionadas à proporção de paciente/médico, à qualidade hospitalar e à análise do estado de implementação de PROMS (Medidas de Resultados Relatadas pelo Paciente, na sigla em inglês) pelos hospitais participantes.

Atualmente, estão em operação 157 hospitais e hospitais-dia Unimed, com mais de 13 mil leitos, que contam com 59 acreditações, além de certificações internacionais e programas de qualificação de serviços especializados de diagnóstico. Os estabelecimentos próprios da marca também têm avançado no uso de inovação e tecnologia, como inteligência artificial e machine learning, para aplicações que vão desde o monitoramento de pacientes até a melhoria da gestão e da experiência de seus clientes.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, explica que o modelo cooperativista e o investimento em rede própria do Sistema Unimed somam-se a outros diferenciais. “Nossas cooperativas médicas estão em 90% dos municípios brasileiros, contribuindo com a fixação de profissionais qualificados para atender às comunidades e com a infraestrutura própria de atendimento para que as pessoas não precisem enfrentar problemas viajando grandes distâncias para cuidar da saúde. Dos 17 hospitais Unimed que constam no levantamento, 15 estão localizados em cidades do interior; o que nos enche de satisfação por demonstrar que temos conseguido promover a interiorização da medicina de qualidade no país”, destaca.

O médico e dirigente da Unimed do Brasil também informa que, para os próximos três anos, devem ser entregues 12 novos hospitais em oito estados. A rede própria do Sistema Unimed inclui ainda 85 unidades de urgência e emergência, 584 clínicas, 42 centros de diagnósticos, 62 laboratórios e 93 centros de terapias especiais que atendem beneficiários com condições relacionadas ao neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).