Cooperativismo

Pindorama registra crescimento de indústrias de alimentos

Fabricação de produtos da cooperativa registra crescimento desde 2021

Por Assessoria 27/02/2024 17h05
Pindorama registra crescimento de indústrias de alimentos
Molho de tomate produzido nas unidades industriais da Pindorama - Foto: Assessoria

Levantamento realizado pela coordenação da Indústria de Alimentos Pindorama mostra o crescimento da unidade da cooperativa ao longo dos últimos anos. O comparativo leva em consideração os números de produção e faturamento de 2021, 2022 e 2023.

No ano passado, a fabricação de sucos concentrados, bebidas mistas, derivados do coco, molhos e temperos líquidos, refrescos em pó, goiabada, balas, atomatados e manteiga teve um crescimento de 34,9% em relação a 2022. Já em comparação com 2021, esse percentual alcançou o patamar de 70,2% a mais de produtos postos à disposição do consumidor.

Os indicativos evidenciam o crescimento da Indústria de Alimentos Pindorama, resultado de investimentos em novas tecnologias, lançamento de novos produtos, conquista de novos mercados e consolidação cada vez maior da marca junto ao consumidor.

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, cita a construção da Unidade de Doces e Atomatados como um dos principais vetores para o crescimento da fábrica.

"A Cooperativa vem crescendo gradativamente a cada ano. Nós temos resultados bem interessantes nesses últimos três ou quatro anos que superam expectativas. Com a chegada da fábrica de doces e atomatados, a expectativa é que a gente dobre o faturamento da nossa Indústria de Alimentos. Hoje, a Pindorama tem presença em pelo menos 15 estados do Brasil, e em cada estado desse, a gente cresce, mensalmente, de forma muito consistente nossa participação de mercado e, consequentemente, nosso faturamento", disse Klécio Santos.

A Unidade de Doces e Atomatados é responsável pela fabricação de extratos e molhos de tomate, goibada e creme de goiaba, dentre outros.

De acordo com o gerente da unidade, Jasse Rocha, o faturamento do ano de 2023 foi expressivo, mas a qualidade dos itens fabricados somada à projeção de lançamento de novos produtos elevam as expectativas para o atual período.


A Unidade de Doces e Atomatados é responsável pela fabricação de extratos e molhos de tomate, goibada e creme de goiaba, dentre outros. Foto: Ascom


"Em 2023, nossa fábrica teve um faturamento acima dos R$ 60 milhões. Há margem para ampliar esses números, já que a capacidade instalada (estrutura física e equipamentos), a qualidade de nossos produtos e a procura por parte do mercado possibilitam uma projeção de faturamento acima dos R$ 100 milhões em 2024, podendo crescer ainda mais.", previu Rocha.

Para o coordenador de produção da fábrica, Israel Cardoso, o mercado dita a necessidade e a Pindorama busca produzir novos itens alimentícios para atender essa vontade do consumidor.

"Buscamos incrementar nosso mix com base nos resultados de estudos de mercado e tendências. Um exemplo disso é que, em breve, estaremos colocando à disposição do consumidor duas novas bebidas mistas, a de guaraná e a de guaraná com açaí. Conhecidas por suas propriedades energizantes e refrescantes, essas bebidas contam com mistura suave e equilibrada de açúcares e nutrientes, e são perfeitas para acompanhar o nosso dia a dia, proporcionando mais energia e disposição.", afirma Cardoso.

A unidade de sucos Pindorama, parte da Indústria de Alimentos da Cooperativa, produz sucos prontos de frutas cítricas e uva, e está prestes a lançar os sabores guaraná e guaraná com açaí. Também é responsável pela fabricação de sucos concentrados de abacaxi, acerola, goiaba, manga, uva, caju e maracujá.

A grande maioria dos itens fabricados pela Indústria de Alimentos Pindorama é produzida utilizando matéria-prima fornecida por agricultores locais, principalmente de associados da própria Cooperativa, fator preponderante para a geração de emprego e renda, resultando em desenvolvimento contínuo não apenas da empresa, mas das famílias das regiões Sul e Baixo São Francisco de Alagoas.