Cooperativismo

Plataforma que reforça a identidade cooperativa no mundo é relançada

A Stories.coop foi lançada em 2012 como parte de uma campanha digital global

Por Coop News 24/02/2024 13h01
Plataforma que reforça a identidade cooperativa no mundo é relançada
Plataforma que reforça a identidade cooperativa no mundo é relançada - Foto: Coop News

A Aliança Cooperativa Internacional, o Instituto Europeu de Pesquisa sobre Cooperativas e Empresas Sociais e a DotCooperation uniram esforços para relançar o Stories.coop.


Originalmente lançada durante o Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, a plataforma fazia parte de uma campanha global digital para disseminar informações sobre o modelo cooperativo, seus valores e princípios e seu impacto nas comunidades locais. Durante todo o ano, ela publicou uma história por dia para destacar o trabalho das cooperativas.


Com a plataforma sendo relançada antes do segundo Ano Internacional das Cooperativas, a ser celebrado em 2025, as cooperativas podem enviar histórias para publicação.


“Foi um ótimo momento para lançá-la agora, antes do Ano Internacional das Cooperativas, no próximo ano. Nós vamos, de certa forma, começar a criar um impulso”, disse Tom Ivey, gerente de desenvolvimento comunitário da DotCooperation.


As três organizações envolvidas no projeto esperam expandir a consciência local e global do impacto que as cooperativas têm em todos os setores; dar à comunidade cooperativa global uma plataforma para celebrar suas realizações; e promover o modelo cooperativo como uma opção viável para melhorar os desafios sociais, econômicos e ambientais em todos os lugares. A plataforma será atualizada regularmente.


“Criamos essa ferramenta e agora ela está realmente nas mãos da comunidade para que possa usá-la”, acrescentou Ivey. “Disponibilizamos essa plataforma para que agora a comunidade possa avançar e usá-la como uma forma de realmente se promover e celebrar a si mesma para chamar a atenção para o que está fazendo. É outro canal, especialmente para as cooperativas com poucos recursos que não têm pessoas ou tempo suficientes para investir em uma estratégia de comunicação. Esse é um atalho para elas e uma oportunidade para que se tornem visíveis.”


Qualquer pessoa pode enviar histórias sobre sua cooperativa ou sobre as pessoas de sua comunidade cooperativa. Embora as submissões devam ser feitas em inglês, o website irá traduzir automaticamente as histórias publicadas em 10 idiomas. Aqueles que desejarem enviar histórias podem usar o guia de histórias da plataforma para obter orientação sobre como estruturar sua história. As organizações e as pessoas que enviarem histórias também são incentivadas a compartilhar seus nomes nas mídias sociais para ajudar a promovê-las quando forem publicadas. A ACI, a Euricse e o DotCoop também promoverão as histórias em suas contas de mídia social.


“Quanto mais sucesso houver, quanto mais contribuições tivermos, mais poderemos investir nele e, com sorte, poderemos construir e crescer. Estamos tendo um bom começo”, disse Ivey.