Cooperativismo

Unicafes-AL marca presença no Summit, evento de sustentabilidade e negócios, em Maceió

Presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, foi um dos palestrantes no tema “Transição Energética: Óleo, Gás, Biocombustíveis - Energias Renováveis, que aconteceu em Maceió nos dias 09 e 10 de novembro

Por Bccom Comunicação 10/11/2023 18h06 - Atualizado em 10/11/2023 20h08
Unicafes-AL marca presença no Summit, evento de sustentabilidade e negócios, em Maceió
Antonino no momento que palestrava para o público presente - Foto: Ruan Teixeira

O presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, esteve presente no evento Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios, que aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió, e tratou de assuntos de desenvolvimento econômico de Alagoas. 

Antonino, que foi um dos palestrantes, tratou do tema “Transição Energética: Óleo, Gás, Biocombustíveis - Energias Renováveis”, onde destacou ações, projetos da Unicafes voltados à sustentabilidade e à produção energética no estado alagoano.

''Esse encontro é muito importante, pois a agricultura familiar por si só, está inclusa no que vem sendo debatido, isso porque traz a necessidade da competividade. Acima de tudo, essa temática de transição energética é de extrema importância, por isso que a nossa presença aqui, visa reforçar o que é agricultura familiar naquilo que é transição energética, seja nos bioinsumos, como nas biomassas. Tudo isso tem uma total sinergia com que a agricultura familiar faz no seu dia a dia'', explicou Antonino.

Para Antonino, a ocasião, é também uma oportunidade de negócios, onde a agricultura familiar pode se inserir, pois segundo ele, a Unicafes consegue ser ofertadora de matéria-prima para biomassa, ''como por exemplo o produtor de coco que antigamente cortava sua palha e queimava, ele pode destinar essa sua palha para a produção de alguma massa que possa ser convertida em queima e caldeira. Então é isso que a gente entende que a agricultura pode ser útil, tanto na produção da biomassa, como no sequestro de carbono e produção de bioinsumos”, destacou. 

O evento, organizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), iniciou nesta última quinta-feira, 09, e teve seu encerramento nesta sexta-feira, 10.