Cooperativismo

Demandas de cooperativas são ouvidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve hoje no abatedouro de peixes da C.Vale em Palotina

Por MundoCoop 21/09/2023 16h04
Demandas de cooperativas são ouvidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura
Ministro André de Paula - Foto: Reprodução

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve hoje no abatedouro de peixes da C.Vale em Palotina. Ele foi convidado pela cooperativa para discutir demandas do segmento, como a abertura de novos mercados, principalmente na Europa. 

O ministro estava acompanhado do diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Jairo Gund, que é natural de Nova Santa Rosa (PR), e do deputado federal Luiz Nishimori (PSD), presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura.

O presidente da cooperativa, Alfredo Lang, revelou ao ministro que o custo da energia elétrica está limitando a expansão da piscicultura. O dirigente também sugeriu a criação de uma linha de crédito específica para a piscicultura e que é preciso agilizar os processos de outorga de uso da água e de licenciamentos ambientais para o setor.

O ministro se comprometeu em tratar a questão das linhas de crédito com outros ministérios e com bancos. Ele revelou que a reforma tributária aprovada pelo Congresso vai reduzir o custo da ração para peixes ao conceder ao produto o mesmo tratamento tributário das rações para frangos e suínos. Sobre a abertura de novos mercados, André de Paula afirmou que o tema será tratado com os ministérios da Agricultura e Relações Exteriores. “Vamos vender nosso peixe. Ele vai falar inglês, chinês e japonês”, brincou.

Também participaram do encontro, o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Paraná, João Geraldo de Barros, o deputado Elton Welter, o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, o diretor de Itaipu, Carlos Carboni, e os prefeitos de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, de Maripá, Rodrigo Schanoski, e o de Nova Aurora, José Aparecido de Paula e Souza.

Depois da reunião com a diretoria e visita à planta do frigorífico, o ministro e Nishimori se deslocaram para Nova Aurora, onde à tarde mantiveram encontro com a diretoria da Copacol e, depois, para Foz do Iguaçu.