Cooperativismo

Medidas em prol das cooperativas agro são anunciadas pelo Governo Federal; saiba mais

Será lançada uma linha de reestruturação de capital de giro, através do BNDES

Por Sistema OCB 04/09/2023 18h06
Medidas em prol das cooperativas agro são anunciadas pelo Governo Federal; saiba mais
Cooperativismo agro ganhará mais apoio do Governo Federal - Foto: Divulgação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou durante a cerimônia oficial da Expointer 2023, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), junto a representantes do setor agropecuário, que será lançada uma linha de reestruturação de capital de giro, através do BNDES, para as cooperativas agropecuárias cujos cooperados foram impactados sequencialmente pelas adversidades climáticas. Esta foi a principal pauta apresentada por dirigentes das cooperativas agropecuárias gaúchas na Casa do Cooperativismo, na Expointer, nessa quinta-feira (31/8), organizada pelo Sistema Ocergs.

O anúncio feito no dia 1º, após discussões entre o Ministério da Fazenda, BNDES e Ministério da Agricultura, visa o fornecimento de linha com taxas entre 7,5% a.a e 8,0% a.a., sujeita à variação cambial, por meio de fontes de recursos em dólar. A nova alternativa tem como objetivo solucionar o cenário de elevação dos níveis de endividamento no Rio Grande do Sul, frente às perdas consecutivas causadas pela estiagem no Estado.

Em outro painel da feira, o diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), José Henrique Silva, divulgou que a proposta de ajuste no percentual mínimo de agricultores familiares vinculados aos quadros sociais das cooperativas para acesso ao Pronaf, encaminhada pelo Sistema OCB, será apreciada ainda esse mês durante reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), possibilitando o acesso àquelas que possuem acima de 60%. Em seu pronunciamento, o ministro Fávaro reiterou, em nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que medidas para o atendimento a essas cooperativas foram direcionadas.

A medida, segundo o diretor, já foi discutida e alinhada junto ao Ministério da Fazenda e tem como objetivo ter uma disposição transitória para ajustar as modificações geradas pela Resolução CMN nº 5.080, de 29 de junho de 2023, que elevou o percentual mínimo mencionado de 60% para 75%.

O Sistema Ocergs e o Sistema OCB atuaram de maneira intensa junto ao governo federal para a disponibilização das medidas de atendimento às cooperativas agropecuárias.