Cooperativismo

Coopaiba comemora oito anos de trabalho em prol da agricultura de Piaçabuçu

A programação contou com diversas atividades, torneio de atletismo, corrida de barcos a vela, e torneio de futebol, além de ter sido oferecida uma feijoada, uma cerimônia comemorativa e show com o cantor da Terra, “Vinicius, o Baixinho”

Por Bccom Comunicação 23/08/2023 15h03
Coopaiba comemora oito anos de trabalho em prol da agricultura de Piaçabuçu
Coopaiba - Foto: Assessoria

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) completou 8 anos de atuação no município de alagoano de Piaçabuçu, para festejar a data, no último domingo (20), foi realizado um dia de festividades para os funcionários, cooperados e também para toda a comunidade local.

A programação contou com diversas atividades, torneio de atletismo, corrida de barcos a vela, e torneio de futebol, além de ter sido oferecida uma feijoada, uma cerimônia comemorativa e show com o cantor da Terra, “Vinicius, o Baixinho”.

No evento também também foram apresentadas as conquistas alcançadas pelos parceiros Banco É da Gente, Alecons Ambiental e Associação Sabor Artesanal. Antonino Cardozo, presidente da Coopaiba, falou sobre a importância dos trabalhoa: “São projetos que abriram portas, incluíram produtivamente jovens e mulheres no mapa econômico da cidade. Já o Banco, nos proporcionou a volta das transações bancárias no município, com mais de 1200 contas abertas e 50 estabelecimentos comerciais credenciados”, disse Cardozo.

Para a Ex-prefeita de Piaçabuçu e gerente da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS), Lucia Marinho, esse é um “grande momento” para o cooperativismo em Alagoas, ela completa dizendo que a atuação da Coopaiba para o município é primordial, como explica: “para alavancar o desenvolvimento legal e sustentável”. Lucia conta que acompanhou o crescimento e desenvolvimento da cooperativa e ressalta os esforços que foram feitos para que ela se tornasse excelência no ramo, através de “garra, determinação e competencia”, em suas palavra s, do presidente da instituição.

Antonino Cardozo, presidente da Coopaiba, falou sobre as atividades que a cooperativa realiza na comunidade, com uma unidade de processamento, que emprega 80 pessoas, a unidade de Sergipe, que emprega 60 pessoas, além da assistência técnica que é dada a 1400 cooperados, que são acompanhados de perto e recebem formação especializada para melhorar seus trabalhos.

A Cooperativa começou seus trabalhos em Piaçabuçu no ano de 2015, contudo, teve sua fundação no ano de 2004 no município de Arapiraca, conta hoje com cerca de 800 cooperados, e nesses 8 anos de trabalho, tem atuado no fortalecimento da agricultura familiar e principalmente na renovação da coqueirais da região Sul de Alagoas.

Os projetos e parcerias realizados na cooperativa têm sido um fator determinantes para uma efetiva transformação social e financeira de jovens, homens e mulheres, agricultores e agricultoras dentro da sociedade Piaçabuçuense, já que através da sua atuação dentro do município fomenta a oportunidade de renda e crescimento dentro da sua própria comunidade. Os trabalhos e serviços oferecidos derivados do coco e frutas pela Coopaiba, oferecem qualidade e sustentabilidade, diminuindo os índices de pobreza e vulnerabilidade, anteriormente conhecidos no município.