Cooperativismo

Cooperativismo brasileiro cresce e já representa 10% da população brasileira

Pesquisa realizada pela Fipe aponta os impactos positivos do movimento para a economia.

Por Assessoria 07/08/2023 18h06 - Atualizado em 07/08/2023 18h06
Cooperativismo brasileiro cresce e já representa 10% da população brasileira
Cooperativismo no Brasil avança cada vez mais - Foto: Shutterstock

O Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 será lançado nesta segunda-feira (7) durante a abertura da 2ª edição da Semana de Competitividade Coop em Brasília. O documento aponta a relevância socioeconômica do movimento ao mesmo tempo permite a elaboração de estratégias para o alcance das metas colocadas pelo Desafio BRC 1 Tri que pretende, até 2027, movimentar R$ 1 trilhão, agregar 30 milhões de cooperados e empregar 1 milhão de pessoas. 

O ‘censo’ do movimento apresenta também os principais resultados de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para demonstrar os impactos do cooperativismo para a economia do país. 

“Dar visibilidade à força e relevância do cooperativismo brasileiro é, além de um mecanismo estratégico para o fortalecimento do movimento, um convite para que mais pessoas queiram se envolver no ciclo virtuoso que promovemos para as pessoas e comunidades. 

Os resultados positivos a serem apresentados são frutos do esforço da atuação e representação institucional do Sistema OCB, das organizações estaduais e das cooperativas. Certamente vamos continuar impulsionando o cooperativismo e a prosperidade que promovemos transbordará em todo o nosso país”, declarou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. 

Um dos destaques do anuário 2023 é o aumento do número de cooperados no Brasil que já representa 10% da população de acordo com o último censo do IBGE. O número de empregos gerados pelo movimento também subiu, assim como indicadores financeiros que compreendem os ativos totais, os ingressos, as sobras e o capital social. 

De acordo com os resultados da Pesquisa Fipe, os benefícios do cooperativismo são significativos e se refletem em um crescimento econômico dos municípios em que as cooperativas estão inseridas acima da média, inclusive no aumento dos índices do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante. Os dados serão detalhados no evento de lançamento.