Cooperativismo

Coopaiba realiza Dia de Campo focado na cultura do coco

A ação vai reunir pequenos agricultores familiares, jovens e mulheres envolvidos na cadeia produtiva

Por BCCOM Comunicação 14/07/2023 12h12
Coopaiba realiza Dia de Campo focado na cultura do coco
Antonino Cardozo, presidente da Coopaiba - Foto: BCCOM Comunicação

Com objetivo de avaliar a produção do coco integrada à produção de biocombustíveis na região Sul de Alagoas, a Cooperativa da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Solidários de Alagoas (Coopaiba) promove na próxima sexta-feira, 21, um Dia de Campo no povoado Penedinho, a partir das 9h.

A ação vai reunir pequenos agricultores familiares, jovens e mulheres envolvidos na cadeia produtiva. A programação irá contar com palestra sobre técnicas de plantio, além de uma visita as estações de produção da agricultura familiar.

Fruto do coqueiro, o coco é matéria-prima para diversos subprodutos, e tornou-se um grande aliado na produção de biocombustível, a exemplo do biodiesel. Segundo o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, atualmente o Programa Selo Biocombustível Social tem exercido papel essencial na agricultura familiar. O programa incentiva as usinas de biodiesel a comprarem parte de suas matérias-primas da agricultura familiar.

“Com a integração da agricultura familiar ao Selo, temos mais uma janela produtiva para o produtor e a AF sendo parte importante para a política de energia renovável brasileira. Isso ganhou mais força após a autorização para a mistura de 12% do biodiesel ao diesel. O Dia de Campo fará esse diálogo sobre essa nova leitura na produção e oleaginosas”, disse Antonino Cardozo.

O Dia de Campo sobre a cultura do coco na Coopaiba conta com o apoio do Seminário Bumba Meu Bio, que será realizado pela Federação União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL). O evento, que vai acontecer nos dias 27 e 28, contará com palestras e cases de sucesso sobre a execução do Programa Selo Biocombustível Social no Norte e Nordeste brasileiro.