Cooperativismo

Seminário Bumba Meu Bio acontecerá em Maceió/AL

Evento trará debates sobre estratégias e oportunidades para atender ao novo ciclo de mistura do biodiesel ao diesel fóssil em até 15%

Por BCCOM Comunicação 11/07/2023 16h04
Seminário Bumba Meu Bio acontecerá em Maceió/AL
Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL - Foto: BCCOM Comunicação

O Seminário Bumba Meu Bio será realizado nos dia 27 e 28 de julho pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL). O evento tem o objetivo de discutir estratégias para a inclusão de cooperativas da agricultura familiar das regiões Nortes e Nordeste na cadeia produtiva dos biocombustíveis.

Além de traçar um panorama da atuação da agricultura familiar no setor, o evento trará debates sobre estratégias e oportunidades para atender ao novo ciclo de mistura do biodiesel ao diesel fóssil em até 15%. A medida do início deste ano, proferida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, abre novos espaços na cadeia para a agricultura familiar, enquanto produtora de oleaginosas e beneficiárias de atividades técnicas e incentivos por parte das empresas produtoras de biodiesel.

“Participar efetivamente da cadeia do Biodiesel ainda é um desafio para a agricultura. Temos o Programa Selo Biocombustível Social que vem mostrando que é possível consolidar essa participação. Logo resolvemos promover o Seminário com objetivo de pensar novas ideias que possam alavancar a participação dessas cooperativas, do Norte e Nordeste, na política de produção de energia limpa e de combustível renovável”, afirma Antonino Cardozo.

A programação, que vai acontecer no auditório do Sebrae Alagoas, contará com palestras, cases de sucesso e mesa redondas. A Unicafes-AL confirmou a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Pasta de Minas e Energia.