Política
Maceió recebe a caravana para aproximar o Governo Federal de gestores alagoanos
Iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro e busca agilizar soluções para os municípios do estado
Maceió será palco de uma importante integração política nos dias 26 e 27 de fevereiro: a chegada da Caravana Federativa. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e tem como objetivo principal levar o Governo Federal diretamente aos gestores e representantes locais de Alagoas.
O evento foi divugado na última segunda-feira (9), pela vereadora Teca Nelma (PT), em vídeo divulgado em suas redes sociais. Ela reforçou o objetivo da caravana, em estreitar a relação com gestores municipais e movimentos sociais.
“Você que está ai em Maceió, sabia que não precisa vim até aqui, em Brasília, para ter um diálogo com o Governo Federal? [...] Se você é gestor público, prefeito, prefeita, vereador, vereadora ou representante de movimentos sociais, a sua presença é fundamental”, destacou a vereadora.
A proposta da Caravana é criar um canal de diálogo direto, sem que prefeitos e gestores precisem se deslocar até Brasília para resolver pendências ou buscar recursos. Durante os dois dias de programação, haverá uma agenda intensa de integração entre o governo federal e os gestores municipais e estaduais.
O evento contará com uma estrutura voltada para a resolutividade e o conhecimento, incluindo, painéis e palestras, com espaços para discussão de políticas públicas e novidades legislativas. Escutativa, servindo de canal direto entre o Governo Federal e gestores municipais, estaduais e movimentos sociais, para acolher demandas específicas de cada região. Além de atendimento técnico para agilizar políticas públicas que já estão em curso nos municípios.
Quem pode participar e como se inscrever
A Caravana Federativa é voltada para um público diverso de atores políticos e sociais, incluindo, gestores do poder executivo municipal, membros das câmaras municipais e representantes de movimentos sociais.
As inscrições para o evento já podem ser realizadas de forma digital. Os interessados devem acessar o site oficial portalfederativo.gov.br para garantir sua participação.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em estar mais próximo da ponta, ouvindo as necessidades reais da população através de seus representantes locais e fortalecendo o pacto federativo em Alagoas.


