Cooperativismo

Coobapi e Coopaiba firmam intercooperação para a comercialização do arroz

A aliança estratégica de intercooperação não vai alterar o quadro social de ambas as cooperativas

Por BCCOM Comunicação 10/07/2023 17h05
Coobapi e Coopaiba firmam intercooperação para a comercialização do arroz
A parceria vai possibilitar mais agilidade à produção - Foto: BCCOM Comunicação

Cooperativas que atuam na agricultura familiar da região Sul de Alagoas, a Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), firmaram acordo de intercooperação na área de produção de arroz. Presente na cadeia há quase vinte anos, a Coobapi agora vai atuar em parceria com a cooperativa de Piaçabuçu no fornecimento e o empacotamento do arroz tipo 1 da marca “Tia Ita”.

Inicialmente, o projeto de intercooperação vai contemplar o volume de dez mil quilos. A aliança estratégica de intercooperação não vai alterar o quadro social de ambas as cooperativas.

A parceria promete otimizar o contexto comercial e promocional do Arroz Tia Ita – tipo 1. A Coobapi também conta com marca própria, o Arroz Ipiranga, que vem se destacando, principalmente, no mercado de chamadas pública, onde passou a conquistar espaço na merenda escolar com aumento de mais de 300% em vendas desde 2021.

Sobre o estabelecimento da intercooperação, o diretor da Coobapi, Roberto Moura, destaca que a parceria vai possibilitar mais agilidade à produção.

“Estaremos fornecendo o nosso arroz à Coopaiba, onde será comercializada sob a marca Tia Ita. O processo da intercooperação fortalece e credencia ainda mais força da agricultura familiar também na cadeia do arroz”, disse Moura.

O fortalecimento do arroz da agricultura familiar vem sendo reforçado pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), que busca novos mercados para o segmento através do programa Na Rota da Merenda Legal.

Sobre a aliança com a Coobapi, o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, aposta que muitos frutos vão surgir.

“São duas cooperativas consolidadas, atuantes junto ao cliente, ao cooperado e ao associado. Uma união em prol de mais competitividade”, disse Antonino Cardozo.

Parceria


As parcerias entre as Coobapi e a Coopaiba também vão se estender entre os núcleos de Mulheres, com intercooperação em capacitação para a produção de alimentos artesanais. Neste setor, a Coobapi passará a fornecer a bala de leite e a Coopaiba a cocada.