Cooperativismo

Jovem Coop habilita aprendizes no Sistema Sican

Projeto é fruto de uma parceria entre a Unicafes-AL e a Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab-AL)

Por Bccom Comunicação 29/05/2023 16h04
Jovem Coop habilita aprendizes no Sistema Sican
Programa Jovem Coop Aprendiz - Foto: Assessoria

Integrantes do Programa Jovem Coop Aprendiz, com quarenta jovens ligados às vinculadas da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-AL), participaram nesta segunda-feira,29, de mais um encontro de capacitação técnica sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A capacitação, que concluiu seu segundo encontro, é fruto da parceria entre a Unicafes-AL e a Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab-AL).

O segundo encontro foi voltado para capacitação em ferramentas de cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do Programa de Aquisição de Alimentos, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (Sican). No ambiente Sicam, segundo o gerente de operações da Conab-AL, Adriano Santos, os jovens poderão efetuar seus cadastros para habilitar a participação das cooperativas nos programas executados pela instituição. “Um momento de aprendizado na prática, onde os jovens puderam ter mais familiaridade com o Sicam e a efetuarem os seus próprios cadastros. Esse sistema representa a base dos nossos programas, e a porta de entrada para criadores, pecuaristas e agricultores no geral, além de beneficiários”, explicou Adriano.

De acordo com o secretário de Juventude da Unicafes-AL, Fernando Barbosa, o objetivo da parceria é capacitar a juventude rural cooperativista para a elaboração de projetos de comercialização voltado ao mercado institucional.

“A capacitação para o sistema do PAA Conab marca a entrada desses jovens cooperativistas na parte operacional de suas cooperativas no setor comercial institucional. Esse é um sistema que contempla um Programa essencial para agricultura familiar brasileira, mas que ainda o agricultor encontra dificuldade. Logo esses jovens se tornarão agentes de desenvolvimento conforme sua conclusão no Jovem Coop”, explicou Fernando.

Do município de Santana do Ipanema, a Dayara Damaceno, integra da Cooperativa Agropecuária Regional de Santana do Ipanema (Carsil), veio a Maceió para participar do encontro. Para ela, a capacitação vai ajudar a esclarecer dúvidas e melhorar a participar dos pequenos produtores no PAA.

“Está sendo muito proveitoso poder captar todas essa informações sobre programas que consideramos fundamentais para o escoamento da produção da agricultura familiar. Já estamos conhecendo caminhos para solucionar os entraves técnicos que aprecem no acesso aos programas de aquisição de alimentos”, considerou.