Cooperativismo

Cooperativismo ultrapassa 18 milhões de adeptos

Consolidado na economia brasileira, o segmento registrou aumento tanto em instituições, quanto em cooperados em seu anuário mais recente

Por Portal Terra 24/04/2023 15h03 - Atualizado em 24/04/2023 17h05
Cooperativismo ultrapassa 18 milhões de adeptos
Reprodução/Web - Foto: FreePik/DINO

O cooperativismo segue em crescimento no Brasil. Na modalidade, na qual os cooperados têm acesso a serviços e produtos semelhantes àqueles oferecidos por bancos, os associados têm direito a voto em decisões, bem como a parte dos eventuais lucros oferecidos periodicamente pela instituição, além de crédito e condições exclusivas.

O Anuário do Cooperativismo 2022, publicado pelo Sistema OCB indicou que no território nacional há mais de 18 milhões de cooperados ligados a mais de 4.800 instituições vinculadas à entidade (em 2019 eram 15,5 milhões). Dados deste estudo indicam também que mais da metade das instituições (2.535) atuam há mais de 20 anos.

Neste contexto, se por um lado, o potencial cooperado tem diversas opções na busca pela cooperativa que mais se adequa aos seus objetivos, boas práticas administrativas, planejamento e ideias inovadoras podem trazer benefícios não apenas financeiros para as cooperativas financeiras, agrícolas e empreendimentos similares.