Cooperativismo

CPLA comemora 22 anos pronta para novos desafios

Quando surgiu a cooperativa tinha como objetivo fortalecer e organizar a cadeia produtiva do leite no estado de Alagoas

Por BCCOM Comunicação 05/04/2023 09h09
CPLA comemora 22 anos pronta para novos desafios
A cooperativa está sempre em busca de meios capazes de promover o fomento da atividade leiteira para o pequeno produtor de Alagoas - Foto: BCCOM Comunicação

Com mais de dois mil filiados e com foco no desenvolvimento do agricultor familiar produtor de leite, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) comemorou, nesta terça-feira (4), 22 anos de criação, pronta para enfrentar novos desafios.

A CPLA surgiu com o objetivo de fortalecer e organizar a cadeia produtiva do leite no estado, atendendo a necessidade de levar reconhecimento, capacitação e novas oportunidade de negócios aos pequenos produtores de leite na busca de uma remuneração mais justa, valorizando o segmento da agricultura familiar.

Sempre em busca de meios capazes de promover o fomento da atividade leiteira para o pequeno produtor de Alagoas, a CPLA investiu em novos projetos na área de melhoramento genético do rebanho da agricultura familiar e na aplicação de novas tecnologia, além do processo de modernização industrial e de mercado.

Uma das grandes conquistas da cooperativa nestes mais de 20 anos de criação, foi a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada no município de Batalha. A fábrica entrou em operação em junho passado, gerando mais de mil empregos diretos e beneficiando mais de dois mil produtores de leite da região, cooperados a CPLA.

Na primeira etapa, a unidade começou a operar com uma capacidade de processamento de 100 mil litros/dia usados na produção de leite pasteurizado – mais conhecido como barriga mole -, linha de fermentados, creme de leite e manteiga.

Agora, a UBL está sendo preparada para colocar em funcionamento, nas próximas semanas, a linha de produção de leite em pó. Com isso, a UBL deve ampliar a oferta de emprego e renda na região, além de gerar novas oportunidade de negócios.

“A CPLA não para de trabalhar para oferecer oportunidades aos seus cooperados. São eles que são os alicerces da nossa cooperativa. Por isso, a busca para formar uma agricultura familiar forte no segmento da produção leiteira sempre será o objetivo desta cooperativa”, afirmou o presidente Aldemar Monteiro.