Cooperativismo

Ações da Unicafes/AL levarão suporte comercial, jurídico e ambiental para agricultura familiar

Pauta foi discutida pela diretoria da Unicafes/AL nesta quinta-feira (2) durante reunião

Por BCCOM Comunicação 03/02/2023 09h09
Ações da Unicafes/AL levarão suporte comercial, jurídico e ambiental para agricultura familiar
Encontro de início de ano apresentou aos participantes assuntos ligados à execução das chamadas pública do Estado - Foto: BCCOM Comunicação

Com 46 cooperativas filiadas, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) segue fazendo a diferença no setor, principalmente para as pequenas cooperativas que buscam estruturar suas atividades e construir novas oportunidades de negócio para o pequeno produtor. Nesta quinta-feira (2) a diretoria da Unicafes esteve reunida com suas singulares em evento de apresentação de seus projetos e programas.

O encontro de início de ano apresentou aos participantes assuntos ligados à execução das chamadas pública do Estado, a exemplo da Secretaria da Educação e do Sistema Prisional. A expectativa é que neste ano o espaço seja consolidado como alternativa para o agricultor familiar.

Ainda durante o evento, Unicafes/AL também voltou a colocar à disposição dos cooperados os serviços jurídicos e do setor comercial com foco no mapeamento do mix. Segundo o setor comercial da Instituição, serão indicados à chamada da Seduc 38 produtos beneficiados pelas cooperativas da agricultura.

O presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, apresentou aos participantes um panorama da agenda de trabalho, e falou sobre os avanços e resultados da articulação com autoridades que reforçam a pauta do setor.

“A Unicafes primeiramente faz um trabalho de fortalecimento do seu público interno, oferecendo-lhe condições de capacitação, gestão fiscal, jurídica e uma novidade que agora também vamos oferecer assessoria ambiental com o projeto de carbono social. São atividades que vêm impulsionando o setor da agricultura e recriando um modelo de trabalho que passou a incluir um melhor planejamento, execução e avaliação dos resultados”, destacou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Com uma plateia de presidentes de cooperativas, lideranças femininas e de jovens, a equipe da Unicafes também apresentou as pautas criadas juntos as Secretarias de Estado da Agricultura, Fazenda, Educação, Executiva do Cooperativismo e instruções como o Sebrae Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar do Norte de Alagoas (COOPERFAN), de Porto Calvo, esteve representada pelo seu presidente Igor Siqueira. Segundo ele, a Unidade, que já atua na produção do leite, vai lançar neste ano o projeto de produção do Açaí.

“A cooperativa está inovando nesse segmento tendo em vista o movimento do mercado , identificamos uma boa oportunidade para beneficiar o feito e produzir inicialmente a polpa. Nesse caso, a parceria com a Unicafes será importante para que possamos construir uma boa base de gestão e capacitação no projeto”, disse o presidente da COOPERFAN.