Cooperativismo
Seminário discute estratégias para alavancar a comercialização na agricultura familiar
O objetivo da Unicafes-AL, segundo o presidente Antonino Cardozo, é cada vez mais profissionalizar o negócio agrícola familiar
O Seminário das Cooperativas de Alagoas foi aberto nesta segunda-feira ,12, no auditório do Sebrae, pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL). Quarenta cooperativas estão reunidas em busca de estratégias para alavancar a comercialização da produção de alimentos para os mercados institucionais e privados.
Com o tema “estratégias para a comercialização de produtos de cooperativas”, o consultor em negócios cooperativista, da Bahia, Alécio Mascarenhas, apresentou experiências sobre intercooperação para fortalecer a relação com o mercado. Segundo ele, o debate também visa a ampliação dos volumes comercializados.
“A comercialização dos produtos da agricultura familiar ainda passa por esse grande dilema em diferentes regiões do País. Uma das medidas contra essa realidade pode ser a formação e um maior preparo para lidar com esse mercado, o que nós incluiremos no planejamento da Unicafes-AL. E é justamente essa análise, que leva em conta o contexto agrário, que vamos buscar comparar os canais de comercialização com a mediação da cooperativa”, descreveu Mascarenhas.
No total, o mix da agricultura familiar contempla sessenta itens, que vão de produtos in natura, processados e ultraprocessados. Segundo presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, houve um crescimento em participação no mercado institucional para escolas nos últimos dois anos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O objetivo da Unicafes-AL, segundo o presidente Antonino Cardozo, é cada vez mais profissionalizar o negócio agrícola familiar.
“O Seminário está sendo positivo para a construção desse novo panorama, com a Unicafes liderando a oferta de capacitações com programas educativos sobre o negócio cooperativista e na outra ponta trazendo a formação sobre o mercado e a administração das nossas cooperativas. Uma proposta focada no objetivo de instalar gestão e governança no nosso cotidiano, que também democratiza espaço para atuação de grupos de mulheres e jovens cooperativistas”, contou Cardozo.
A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Inhapi (CAEF), através do seu presidente Cícero Palmeira, destacou as demandas da Região do Sertão. “Percebemos que os agricultores estão organizados e comprometidos com a produção de qualidade, mas ainda vive sob o desafio de escoar a produção. Na nossa região ainda sofremos com a figura do atravessador. Acreditamos que podemos trabalhar em conjunto, reforçando o apoio coletivo de uma cooperativa para outra”, disse Palmeira.

Sobre a Unicafes-AL
A Federação Unicafes Alagoas representa as cooperativas da agricultura familiar e tem lutado para abertura de novos espaços econômicos para as cooperativas dos sete ramos de atuação em Alagoas. Sob o desafio de atrair a formação de políticas públicas em parceria com a gestão pública, a Unicafes-AL conseguiu ampliar o debate social sobre o papel do cooperativismo na economia local através de eventos como o Encontro Alagoano do Cooperativismo(ENCOOPAL) e a Feira Coop. A União das Cooperativas também foi uma das responsáveis pela articulação de reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop).


