Cooperativismo

Unicafes/AL vai apresentar Rota da Merenda em evento da Seduc

Evento será realizado no Centro de Convenções de Maceió nesta sexta (12)

Por BCCOM Comunicação 11/08/2022 13h01
Unicafes/AL vai apresentar Rota da Merenda em evento da Seduc
Unicafes vai apresentar os produtos disponíveis para a merenda escolar com a exposição Quitanda Coop - Foto: Assessoria

O Programa Rota da Merenda Legal, promovido pela Unicafes Alagoas, vai realizar edição especial nesta sexta-feira (12) durante o evento que será realizado no Centro de Convenções de Maceió/AL , às 13h, pela Secretaria de Estado da Educação - "Do campo para a sala de aula: Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. O encontro será voltado para diretores escolares e tesoureiros com objetivo de debater a inserção dos itens da agricultura na alimentação escolar da rede estadual de ensino.

A inclusão dos itens da agricultura e das cooperativas do setor vem sendo pauta de trabalho da Unicafes/AL a partir das ações do Rota da Merenda Legal - evento que aborda diretamente as equipes escolares, de nutrição e da administração pública com objetivo de sensibilizar e efetivar a legislação do PNAE. A lei 11497 de 2009 prevê a destinação de 30% do orçamento para a compra dos pequenos produtores.

"A Unicafes plantou e chegou a hora de colher. Temos articulado essa pauta junto a Seduc e Secretaria de Agricultura, mobilizando o poder público, sempre enfatizando a importância de incluir mais qualidade no prato dos estudantes, com alimentação direto do campo para as escolas. O evento deverá justamente destacar a abertura da chamada pública que vem sendo articulada pela Unicafes há muito tempo", disse o presidente da Unicafes AL, Antonino Cardozo.

Além de apresentar os resultados do Programa Merenda Legal, a Unicafes vai apresentar os produtos disponíveis para a merenda escolar com a exposição Quitanda Coop. Conforme Antonino Cardozo, a compra dos itens da agricultura familiar deverá ampliar a qualidade nutricional dos alimentos servidos aos estudantes e auxiliar na preservação da atividade no campo.

"A aquisição por meio do PNAE ajuda a dinamizar a economia nos municípios, ajudando a resolver a problemática do escoamento. Muitos produtores sofrem por não ter espaço no mercado comum. Logo alcançar mais espaço comercial significa ajudar a preservar o agricultor trabalhando no campo", enfatizou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL.