Cooperativismo

Pioneira no cooperativismo da saúde em AL, Coopeal pede união em momento decisivo para o setor

Presidente da entidade, Edilma Fernandes, destacou áreas de atuação que precisam ser fortalecidas em conjunto

Por Vinícius Rocha 13/07/2022 15h03 - Atualizado em 13/07/2022 15h03
Pioneira no cooperativismo da saúde em AL, Coopeal pede união em momento decisivo para o setor
Edilma diz que é um luta só, e pede união união entre os grupos. - Foto: Cortesia ao Jornal de Alagoas

Fundada há 25 anos, em 1987, a Cooperativa de Enfermagem de Alagoas – Coopeal, é pioneira no segmento no estado e reúne enfermeiros e técnicos de enfermagem em sua atuação coletiva.

Num momento de mudanças vivido pelo cooperativismo alagoano, devido ao processo de eleição na Organização dos Sindicatos e Cooperativas de Alagoas (OCB-AL), da qual a Coopeal faz parte da chapa de oposição: o movimento Nova OCB-AL.

Para Edilma Fernandes, presidente da Cooperativa de enfermeiros e enfermeiras, o movimento é um instrumento de fortalecimento das cooperativas que possibilitou que elas se tornem mais próximas e agregadas.

Ela conta que o movimento Nova OCB, aproximou as cooperativas através de pautas em comum, como o desenvolvimento do setor, aumento nos postos de trabalho, geração de renda, melhoria nas condições de estrutura e que, por isso, o grupo tem crescido. “É uma só luta”, afirma.

“A Coopeal continua firme nos seus princípios, por entender que o movimento é um instrumento para fortalecer todas as cooperativas em Alagoas e que traz para a discussão propostas de crescimento e desenvolvimento e que que se tenha uma relação benéfica para as cooperativas”, acrescentou.

No vídeo, Edilma Fernandes diz que movimento precisa de união em momento decisivo para o setor.