Cooperativismo

Unicafes AL comemora sucesso do ENCOOPAL 2022

As experiências assistidas trataram sobre a criação de uma moeda social da Coopererativa Pindora

Por Assessoria BCCOM 06/07/2022 07h07
Unicafes AL comemora sucesso do ENCOOPAL 2022
Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) - Foto: Assessoria BCCOM

O Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) é mais uma conquista alcançada pela Federação Unicafes Alagoas. O evento, que foi realizado nesta segunda-feira,4, em Maceió/AL, contou com três palestras, um workshop e a apresentação de seis cases de sucesso de cooperativas do estado. As experiências assistidas trataram sobre a criação de uma moeda social da Coopererativa Pindora; a revenda de diesel para embarcações pesqueiras com valor mais barato através da Coopaiba; atividades do setor da construção civil, o projeto Rota da Merenda Legal e a experiência da Cooperativa Filarmônica de Alagoas (Cofia), além do cooperativismo de crédito no Norde ste apresentado pela Sicredi.

Um dos maiores eventos do setor em 2022, o ENCOOPAL registrou a presença de cerca de 250 pessoas e de aproximadamente 60 cooperativas. Marcaram presença no ENCOOPAL cooperativas do segmentos de crédito, agro, saúde, trabalho, música, transporte e serviços. O evento, que não vinha sendo realizado no estado desde 2011, foi resgatado pela Unicafes Alagoas e já marca, segundo Antonino Cardozo, o início de uma nova fase no setor.

“O cooperativismo volta a se reunir, em suas mais diversas áreas de atuação, para colaborar entre si promovendo uma interlocução sobre os desafios e apontando soluções sobre problemas em comum com a gestão fiscal e busca por mercado. Tudo isso foi democraticamente apreciado durante o nosso ENCOOPAL”, disse o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo. 

O ENCOOPAL 2022 contou com o apoio do Conselho Estadual de Cooperativismo (CONECOOP), que é presidido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), além do SEBRAE Alagoas.

Feira Coop

Além de propor encaminhamentos e apresentar experiências cooperativistas que podem integrar as atividades comerciais no Estado, o ECOOPAL promoveu o lançamento da 1º Feira Coop Alagoas. O evento vai acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro deste ano, na Praça Multieventos em Maceió. 

“Esse será mais um grande projeto visando a integração do setor. Estaremos abrindo espaço para as quase 200 cooperativas que existem em Alagoas, através de 50 estandes, poderem exibir os seus trabalho. Será a maior vitrine do cooperativismo de Alagoas que hoje conta com quase 70 mil cooperados e outras 20 mil pessoas empregadas”, detalhou Cardozo.