Cooperativismo

ENCOOPAL aponta para desafios do setor cooperativista em Alagoas

Evento promove uma interlocução entre as cooperativas, com atividades já consolidadas sendo empregadas em outros segmentos da sociedade

Por BCCOM Comunicação 04/07/2022 15h03 - Atualizado em 04/07/2022 15h03
ENCOOPAL aponta para desafios do setor cooperativista em Alagoas
Evento segue até às 17h30 desta segunda (4) - Foto: Assessoria

O Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL), promovido pela Unicafes Alagoas, segue até às 17h30 desta segunda-feira (4) no auditório do Sebrae, trazendo palestras e modelos de negócios considerados cases de sucesso e que podem ser aplicados no Estado. O evento já é considerado um dos maiores do cooperativismo em Alagoas em 2022, registrando a presença de 60 cooperativas de segmentos diversos e um público superior a 250 pessoas.

A expectativa é que o ENCOOPAL promova uma interlocução entre as cooperativas, com atividades já consolidadas sendo empregadas em outros segmentos da sociedade. O evento contou em sua abertura com a participação de representantes de Instituições como o SEBRAE Alagoas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Unicafes Nacional, Prefeitura de Maceió e de parlamentares como a deputada federal Tereza Nelma e da vereadora Teca Nelma.

O primeiro turno de atividades do ENCOOPAL trouxe as palestra e workshop ministrados pelo consultor em cooperativismo, Alécio Mascarenhas, sobre os temas “cooperativismo e seus impactos na sociedade” e “preparando produtos das cooperativas para o mercado”.

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, afirmou que o evento poderá apontar novos encaminhamentos no cooperativismo. “Além de debater de promover um diálogo comum para o setor, a meta é levar modelos que estão dando certo no cooperativismo a serem aplicados nas vida da sociedade. Uma outra questão seria a questão universal sobre a questão fiscal, em como essas cooperativas estão administrando tributos como ICMS, ICSS e a legislação de PIS e Cofins. Isso tudo será visto aqui em palestras. Além desse olhar interno, também estamos dispostos a tornar esse evento como ponto de partida para que as coope rativas participem cada vez mais da vida das pessoas”, enfatizou o presidente da Unicafes.

Wanderly Ziger, presidente da Unicafes Nacional, chamou atenção pelo papel do cooperativismo na vida da população brasileira. “Os desafios são inúmeros, com dezenas de demandas para cada setor, mas o cooperativismo vem sobressaindo aos efeitos econômico e mostrando a sua capacidade inicial de união por propósitos, do interesse pelo bem comum e pelo trabalho coletivo. Evento muito bacana aqui em Alagoas,no qual abrirá portas e que vai marcar um novo momento no cooperativismo Regional”, pontuou Ziger.

Painel

O primeiro painel do dia trouxe os cases de sucesso da Cooperativa Pindorama com instituição da Moeda Social – Bertholet; a prática de revenda do diesel para embarcações pesqueiras com desconto para pescadores em Coruripe e Piaçabuçu através da Coopaiba e a história da Cooperativa Filarmônica de Alagoas (COFIA).
Um dos destaques do painel foi a apresentação das atividades da COFIA, que atua com a proposta de organizar o segmento, acessando o mercado de cultura. A COFIA foi a primeira cooperativa de Alagoas a ser contemplada com a Lei Rouanet, segundo o seu presidente Neto Carvalho.

“A música de orquestra é cooperativista por natureza, o grupo é um cooperativismo natural. Ter essa interação, mostrar os nossos serviços e ainda conhecer novas possibilidades é o que a gente quer, cooperar”, destacou o presidente da COFIA.

Na continuidade do evento, também será realizado palestras "Novos Horizontes para a tributação das cooperativas", com o professor Helder Lima. O ENCOOPAL trará novos cases: Rota da Merenda Legal (Unicafes/AL); Cooperativismo de crédito no Nordeste (Sicredi) e Cooperativismo na Construção Civil (COOPERCON). Às 17h30 será realizado o lançamento da 1ª Feira Alagoas Coop.