Cooperativismo

Produtos da agricultura familiar são apresentados à equipe da Semed Maceió

Chamada Pública vai destinar R$3,5 milhões para aquisição de itens da agricultura familiar; valor corresponde a aplicação de 50% dos recursos do FNDE

Por Assessoria 17/06/2022 14h02 - Atualizado em 17/06/2022 14h02
Produtos da agricultura familiar são apresentados à equipe da Semed Maceió
O Café da Manhã contou com presença de representação das equipes de nutrição e gestão da prefeitura de Maceió, além de cooperativas de produção e agricultores familiares. - Foto: Assessoria

Com 52 itens alimentares da agricultura familiar prontos para integrar a merenda nas escolas, as cooperativas da Unicafes Alagoas promoveram um Café da Manhã, nesta sexta-feira,17, para apresentar os seus produtos à nutricionistas e gestores da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED). O evento, que foi realizado no Sebrea, propôs a ampliar da participação dos produtos e ainda apresentou a dinâmica de preços pré-estabelecidos na política de compra deste ano.

O portfólio da agricultura deverá, por mais um ano, integrar a Chamada Pública de Maceió através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com recursos do FNDE. Segundo a prefeitura de Maceió, serão destinados 50% dos recursos do FNDE para a compra dos itens da agricultura familiar, o que equivale ao valor de R$3,5 milhões. Estão inclusos na lista de produtos da agricultura familiar itens como: aves, peixes, arroz, feijões, leite, bolos, frutas, hortaliças, doces artesanais, açúcar, pimenta, sucos, ovos, milho, raízes e derivados do coco.

Com o estabelecimento da nova chamada pública, os alimentos da agricultura vão reforçar o plano alimentar de 143 escolar da capital, subdividas em 5 lotes - contando com 11 mil alunos para cada lote. O prefeito de Maceió JHC, já vem utilizando-se do Programa para beneficiar a agricultura familiar desde o ano passado com a criação dos kits da agricultura familiar, sendo o maior comprador entre os municípios.

O novo momento de valorização da agricultura em detrimento do fomento à aquisição de alimentos ainda mais saudáveis, livre de agrotóxicos, é motivo de satisfação para as equipes de nutrição, que é coordenada pela nutricionista Rafaela Pessoa. “Encontro muito importante para o alinhamento das entregas desses alimentos, de acordo com a demanda do município. Poder entender melhor essa nova dinâmica de apresentação dos produtos e saber um pouco o que cada um produz nos deixa ainda mais seguros por ofertamos mais qualidade.

Inclusive pudemos conversar sobre questões de armazenamento e conservação desses alimentos, além das atualizações de normas técnicas de adição de açúcar e até a substituição da proteína da soja no cardápio”, explicou a nutricionista. O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, pontuou a importância da construção coletiva do processo de compra, estabelecendo maior diálogo entre agricultores e equipes técnicas. “A capital Maceió vem dando um exemplo na gestão dessa compra, ultrapassando a meta dos 40% e colocando em prática o objetivo de incluir o agricultor. Esse processo já deu certo no ano passado e deverá ser aperfeiçoado com esse alinhamento. São dois universos distintos que precisam dialogar para  consolidar esse ambiente apontando soluções para os desafios de preço, pagamento e logística”, ponderou Cardozo.

O Café da Manhã contou com presença de representação das equipes de nutrição e gestão da prefeitura de Maceió, além de cooperativas de produção e agricultores familiares. Na ocasião, os alimentos foram serviços para degustação.